Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes e Cassilândia registraram acumulados de chuva abaixo da média histórica em maio, segundo levantamento do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), divulgado nesta terça-feira (17). A situação reforça o cenário de estiagem que avança em diversas regiões do Estado.
De acordo com os dados, Cassilândia foi um dos municípios mais afetados, com apenas 16,5 milímetros de chuva ao longo de maio – o que representa 76% abaixo da média esperada de 69,6 mm. Pedro Gomes registrou 44,8 mm, ficando 48% abaixo do normal, enquanto Camapuã teve 50,0 mm, um déficit de 44% em relação à média histórica de 89,6 mm.
Em São Gabriel do Oeste, choveu 50,0 mm, 39% abaixo do esperado. Já Rio Verde de Mato Grosso fechou o mês com 82,1 mm, o que representa 6% abaixo da média histórica (87,5 mm), sendo o menos impactado entre os cinco.
Ao todo, 38 municípios monitorados apresentaram volumes abaixo da média histórica em maio. A situação é ainda mais crítica nas regiões sudoeste, sul e sudeste do Estado, onde os efeitos da seca são mais severos. O monitoramento da ANA (Agência Nacional de Águas) apontou recuo da seca moderada no sul e da seca fraca no noroeste, mas com condições ainda críticas em várias localidades.
Além da falta de chuva, o relatório destaca extremos meteorológicos em maio, como a menor temperatura do mês registrada em Rio Brilhante (0,7°C no dia 30), a maior temperatura em Água Clara (35,2°C no dia 9) e umidade relativa do ar em 21% em Sonora, indicando alerta para tempo seco.
Previsão para o inverno
A tendência, segundo o Cemtec, é de chuvas irregulares e temperaturas acima da média para os próximos meses, o que pode agravar o cenário de estiagem, aumentar o risco de queimadas e impactar a produção agrícola, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
O relatório aponta que o fenômeno El Niño perdeu força, e o clima entrou em fase de neutralidade, mas isso não garante melhora nas condições hídricas, já que outros fatores climáticos também influenciam o regime de chuvas no Estado.
Diante desse cenário, o alerta é para que municípios redobrem os cuidados com recursos hídricos, prevenção de incêndios florestais e impactos na produção agropecuária, que pode ser fortemente atingida por mais uma temporada de clima adverso em Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Chuva e temperaturas mais amenas marcam sexta-feira em Cassilândia, Costa Rica, Chapadão do Sul e Pedro Gomes
A previsão aponta possibilidade de precipitação em diferentes pontos da região
Publicado em 02/10/2026 às 06:33 - Atualizado em 02/10/2026 às 06:40 - Por Gabi Ferreira
De rachar mamona: Calor pode chegar a 40ºC em Pedro Gomes, Costa Rica, Paraíso das Águas e região; veja
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para baixa umidade nas cidades das regiões
Publicado em 29/09/2026 às 06:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 07:03 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica, Chapadão do Sul e Coxim têm dia de calor intenso nesta segunda-feira
Região Norte e Bolsão de Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas elevadas e baixa umidade do ar
Publicado em 28/09/2026 às 06:34 - Atualizado em 28/09/2026 às 06:46 - Por Gabi Ferreira
Calor dispara em Costa Rica e Figueirão neste sábado; termômetros podem chegar perto dos 40°C
Chapadão do Sul terá sol e máxima de 34°C, enquanto Cassilândia pode atingir 37°C; Camapuã e Alcinópolis também entram em sábado de calor intenso e baixa umidade
Publicado em 26/09/2026 às 09:26 - Por Renan Carrijo
Calor intenso já começa a dar as caras e Figueirão atinge 41°C nesta sexta; Costa Rica e Chapadão do Sul marcam até 37ºC
Mato Grosso do Sul entra com alerta extremo para onda de calor a partir desse sábado
Publicado em 25/09/2026 às 06:32 - Atualizado em 25/09/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
MS inteiro entra em alerta vermelho para onda de calor a partir de sábado; Costa Rica chega a 42ºC
De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar 5°C ou mais acima da média climatológica por pelo menos cinco dias consecutivos
Publicado em 24/09/2026 às 15:08 - Atualizado em 24/09/2026 às 15:09 - Por Gabi Ferreira
Chuva perde força, mas ainda pode atingir Costa Rica e região nesta quarta
Previsão indica instabilidade e temperaturas ficam mais amenas após a mudança no tempo
Publicado em 23/09/2026 às 06:39 - Atualizado em 23/09/2026 às 07:06 - Por Gabi Ferreira