Propriedades rurais de Mato Grosso do Sul que cultivam soja e milho serão certificadas com práticas sustentáveis, terão rastreabilidade da produção e monitoramento do estoque de carbono. A iniciativa faz parte de um projeto com investimento de R$ 7,6 milhões, viabilizado por meio do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja).
O termo de fomento entre a Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do Estado) foi publicado nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial. O projeto terá vigência até setembro de 2027 e será implantado inicialmente nas regiões de Costa Rica e Chapadão do Sul.
Entre as ações previstas estão a mobilização de produtores para adesão à certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy), o diagnóstico detalhado das propriedades, mapeamento dos principais destinos da produção e identificação dos tipos predominantes de certificação adotados.
Também estão incluídas auditorias externas para verificar a conformidade das propriedades com os critérios exigidos, monitoramento do carbono estocado no solo e vegetação, além de capacitação técnica para produtores e trabalhadores do setor.
O projeto ainda prevê a promoção de eventos, palestras e produção de materiais educativos voltados à disseminação de práticas sustentáveis no agronegócio.
Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, o objetivo é contribuir para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um território carbono neutro até 2030. “Avançamos com a identificação e certificação de propriedades rurais, considerando critérios ambientais, produtivos e o estoque de carbono”, destacou.
Verruck também enfatizou que o projeto representa um avanço na rastreabilidade do agronegócio sul-mato-grossense. “Com a rastreabilidade desde a origem até a mesa do consumidor, especialmente para mercados exigentes como o europeu e o asiático, mostramos que o agricultor de MS adota tecnologias modernas, sustentáveis e alinhadas aos padrões internacionais. Este será o primeiro projeto de rastreabilidade da soja implementado no Estado.”
A divulgação dos resultados será obrigatória e ocorrerá semestralmente, com publicação de relatórios estatísticos sobre a evolução do plantio e colheita de soja e milho nos municípios participantes.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Foto: Divulgação/Semadesc
Você também pode gostar de ler
Etanol de milho aumenta disputa pelo grão e pressiona logística do agro em MS
Expansão das usinas cria novo mercado para produtores, mas amplia demanda por transporte, armazenagem e alimentação animal
Publicado em 22/09/2026 às 17:38 - Atualizado em 22/09/2026 às 17:39 - Por Gabi Ferreira
Ataques de javalis fazem produtores substituir milho por sorgo em áreas de MS
Ataques registrados principalmente no Oeste do Estado já influenciam decisões de plantio, enquanto colheita da segunda safra ultrapassa 75% da área monitorada
Publicado em 27/08/2026 às 17:15 - Atualizado em 27/08/2026 às 17:25 - Por Camila Borges
Soja lidera exportações de MS com US$ 2,43 bilhões
Produto respondeu por 33,64% das vendas externas do Estado entre janeiro e julho
Publicado em 22/08/2026 às 09:31 - Por Gabi Ferreira
São Gabriel do Oeste enfrenta déficit de 562 mil toneladas na armazenagem de grãos
Município produz mais de 1,1 milhão de toneladas de soja e milho, mas estrutura disponível não acompanha demanda potencial
Publicado em 21/08/2026 às 17:09 - Atualizado em 21/08/2026 às 17:59 - Por Camila Borges
Congresso Brasileiro do Agronegócio discutirá prioridades para fortalecer o setor e a economia
Evento reúne especialistas para debater infraestrutura, segurança jurídica, inovação e investimentos, com foco nas propostas para o próximo ciclo presidencial
Publicado em 30/07/2026 às 17:18 - Atualizado em 30/07/2026 às 17:30 - Por Camila Borges
Oferta limitada sustenta valorização do milho durante a colheita
Produtores reduzem o ritmo das vendas de olho no mercado externo, enquanto disponibilidade limitada do cereal mantém valorização em diversas regiões do país
Publicado em 28/07/2026 às 18:03 - Atualizado em 28/07/2026 às 18:05 - Por Camila Borges
Investimentos em logística podem reduzir custos do agro em até 26% e fortalecer escoamento da produção no Norte de MS
Chapadão do Sul, Costa Rica e Sonora estão entre as regiões apontadas como prioritárias para ampliação ferroviária e melhoria da infraestrutura
Publicado em 22/07/2026 às 17:35 - Atualizado em 22/07/2026 às 17:40 - Por Camila Borges
Pecuária de MS mantém ritmo forte em 2026, com valorização da reposição e exportações em alta
Boletim da Famasul aponta estabilidade nos abates, preços acima de 2025 e demanda aquecida pela carne bovina
Publicado em 16/07/2026 às 16:34 - Atualizado em 16/07/2026 às 16:35 - Por Gabi Ferreira
IBGE prevê safra de 347,4 milhões de toneladas para 2026
Volume é 0,4% maior do que a safra do ano passado
Publicado em 14/07/2026 às 17:20 - Atualizado em 14/07/2026 às 17:23 - Por Gabi Ferreira