O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início nesta terça-feira (2/9) ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo criminal por suposta tentativa de golpe de Estado, um caso que, segundo a acusação, envolveu a tentativa de subverter o resultado das eleições de 2022. O ex-presidente e sete aliados, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, são acusados de crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Todos negam as acusações. A informação é da BBC News Brasil.
Bolsonaro não compareceu ao primeiro dia de julgamento, que teve início com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Em sua fala, Moraes afirmou que "o Brasil chega em 2025 com uma democracia forte, as instituições independentes, economia em crescimento e a sociedade civil atuante", e acrescentou que o Estado Democrático de Direito não significa ausência de conflitos. Ele classificou o julgamento como "mais um desdobramento do exercício da Constituição".
'Coação de Estado estrangeiro'
Ainda em seu discurso, Alexandre de Moraes fez uma referência aos Estados Unidos, afirmando que o STF não aceitará "coação de um Estado estrangeiro" ou tentativa de obstrução do processo. A declaração foi feita em meio às manifestações de apoio de Donald Trump a Bolsonaro e à imposição de tarifas sobre produtos brasileiros. Trump chegou a enviar uma carta ao presidente Lula afirmando que o julgamento "não deveria estar ocorrendo". Moraes, que foi alvo de sanções americanas com base na Lei Magnitsky, ressaltou que a "soberania nacional jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida".
Acusações e Defesas
Os oito réus fazem parte do que a Procuradoria-Geral da República (PGR) chamou de "núcleo crucial" da suposta organização criminosa. Eles são acusados de crimes previstos na Lei de Crimes contra a Democracia, sancionada pelo próprio Bolsonaro em 2021. As penas para esses crimes podem variar de reclusão de 3 a 12 anos, além de multas. A defesa de Bolsonaro e dos demais réus nega as acusações, chamando a denúncia de "absurda" e "golpe imaginado", e questiona a credibilidade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O rito prevê sustentações orais, leitura de votos e, em caso de condenação, a fixação das penas. A decisão final está prevista para os próximos dias, mas pode ser adiada por eventuais pedidos de vista.
As sessões de julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus no processo criminal por suposta tentativa de golpe de Estado estão marcadas para os seguintes horários:
2/9, terça-feira (9h-19h)
3/9, quarta-feira (9h-12h)
9/9, terça-feira (9h-19h)
10/9, quarta-feira (9h-12h)
12/9, sexta-feira (9h-19h)
Fonte: MS Todo Dia
Foto: EPA-EFE/Shutterstock
Você também pode gostar de ler
Câmara de Chapadão do Sul apresenta novas indicações e projetos na sessão de segunda-feira
Vereadores devem discutir demandas nas áreas de saúde, infraestrutura, segurança, meio ambiente, educação e valorização do esporte
Publicado em 21/08/2026 às 16:21 - Atualizado em 21/08/2026 às 16:24 - Por Camila Borges
Em Três Lagoas, Reinaldo Azambuja defende retomada da Malha Oeste e duplicação da BR-262
Candidato ao Senado também participou da Festa do Folclore e destacou a importância de investimentos em infraestrutura, saúde e apoio ao terceiro setor
Publicado em 21/08/2026 às 13:54 - Atualizado em 21/08/2026 às 14:05 - Por Camila Borges
Agro 5.0: plano de Riedel prevê recuperação de áreas degradadas, tecnologia e apoio à agricultura familiar
Documento para o período 2027–2030 reúne propostas de tecnologia, recuperação de áreas degradadas, irrigação, financiamento e fortalecimento da agricultura familiar
Publicado em 20/08/2026 às 16:31 - Atualizado em 20/08/2026 às 16:54 - Por Camila Borges
Ivan Xixi e Marquinhos do Pouso Alto reforçam apoio à reeleição de Riedel em encontro político
Lideranças de Paraíso das Águas participaram de mobilização em Campo Grande que reuniu prefeitos, parlamentares e representantes de diferentes municípios de Mato Grosso do Sul
Publicado em 20/08/2026 às 15:06 - Atualizado em 20/08/2026 às 15:34 - Por Camila Borges
Riedel destaca combate à pobreza, saúde e qualificação profissional entre prioridades para próximos quatro anos
Em entrevista à Rádio Hora, governador falou sobre ações sociais, responsabilidade fiscal, segurança, educação, saúde e recuperação do futebol em Mato Grosso do Sul
Publicado em 19/08/2026 às 16:33 - Atualizado em 19/08/2026 às 16:41 - Por Camila Borges
Alunos do CEPE visitam Câmara e levam projeto “Teia de Conexões” à votação popular em Chapadão do Sul
studantes do 6º ano conheceram o Legislativo municipal e representam o município como única cidade de MS na fase final da mostra
Publicado em 19/08/2026 às 13:37 - Atualizado em 19/08/2026 às 13:40 - Por Camila Borges
Em encontro, 70 dos 79 prefeitos de MS fecham apoio a Riedel
Reunião em Campo Grande reuniu gestores de diferentes regiões e deu início à mobilização pela reeleição do governador
Publicado em 19/08/2026 às 13:12 - Atualizado em 19/08/2026 às 13:14 - Por Camila Borges
Riedel destaca diversificação da economia e investimentos em MS
Em entrevista, governador citou avanço da indústria, produtividade no campo, regionalização da saúde e ações contra o crime organizado
Publicado em 19/08/2026 às 08:12 - Atualizado em 19/08/2026 às 09:00 - Por Gabi Ferreira
MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Jamilson Name
Procurador cita condenação por lavagem de dinheiro e organização criminosa em ação da Operação Omertà
Publicado em 19/08/2026 às 07:47 - Atualizado em 19/08/2026 às 07:55 - Por Gabi Ferreira
Câmara de Paraíso das Águas aprova projetos e presta homenagem a pioneiro do município
Projetos sobre educação, licenciamento ambiental e Festa do Peão foram apreciados, além de indicações em áreas como segurança, trânsito e infraestrutura.
Publicado em 18/08/2026 às 16:52 - Atualizado em 18/08/2026 às 16:58 - Por Camila Borges