Mato Grosso do Sul bateu recorde na produção de milho nesta safra, com crescimento de 68,2% em relação ao ciclo anterior. Segundo dados do Projeto SIGA-MS, a produção saltou de 10,1 milhões de toneladas inicialmente projetadas para 14,2 milhões, impulsionada principalmente pelo ganho de produtividade.
Entre os destaques, Chapadão do Sul aparece na liderança estadual com 173,3 sacas por hectare, seguido por Alcinópolis (160,0 sc/ha), Sonora (152,5 sc/ha) e São Gabriel do Oeste (147,1 sc/ha). Esses municípios estão entre os principais responsáveis pela expressiva alta do rendimento médio no Estado, que passou a 112,7 sacas por hectare.
O avanço ocorreu mesmo com a área cultivada praticamente estável em 2,1 milhões de hectares. As condições climáticas favoráveis durante as fases críticas do desenvolvimento das lavouras, o plantio dentro da janela ideal e o uso de tecnologia e boas práticas de manejo foram determinantes para o resultado.
De acordo com o boletim do SIGA-MS, 78,1% das lavouras foram classificadas como boas, 15,3% como regulares e apenas 6,6% como ruins.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destacou que o desempenho histórico reforça o papel estratégico do milho na economia estadual.
“Superamos os 14 milhões de toneladas do grão. Isso é importante porque temos uma elevada demanda interna, atração de investimentos na área de etanol de milho e crescimento do setor de proteína animal, que consome cada vez mais milho. O Estado consegue abastecer indústrias locais e ainda exportar para outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, afirmou.
Além disso, Verruck ressaltou que o milho ocupou 45% da área de soja no Estado, o que abre espaço para diversificação de culturas e atração de novos investimentos no setor.
Na análise econômica, Jean Américo, da Famasul, apontou que o avanço da produtividade fortalece a renda agrícola e a competitividade do agronegócio sul-mato-grossense. “Esse cenário favorece a atração de investimentos em tecnologia, logística e infraestrutura, reforçando o papel estratégico do milho como vetor de crescimento econômico regional”, disse.
Enquanto municípios como Chapadão do Sul e Alcinópolis se consolidaram como referências em produtividade, outras cidades registraram baixo desempenho, como Aquidauana (19,1 sc/ha), Nova Andradina (31,0 sc/ha) e Aparecida do Taboado (35,0 sc/ha).
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Você também pode gostar de ler
Congresso Brasileiro do Agronegócio discutirá prioridades para fortalecer o setor e a economia
Evento reúne especialistas para debater infraestrutura, segurança jurídica, inovação e investimentos, com foco nas propostas para o próximo ciclo presidencial
Publicado em 30/07/2026 às 17:18 - Atualizado em 30/07/2026 às 17:30 - Por Camila Borges
Oferta limitada sustenta valorização do milho durante a colheita
Produtores reduzem o ritmo das vendas de olho no mercado externo, enquanto disponibilidade limitada do cereal mantém valorização em diversas regiões do país
Publicado em 28/07/2026 às 18:03 - Atualizado em 28/07/2026 às 18:05 - Por Camila Borges
Investimentos em logística podem reduzir custos do agro em até 26% e fortalecer escoamento da produção no Norte de MS
Chapadão do Sul, Costa Rica e Sonora estão entre as regiões apontadas como prioritárias para ampliação ferroviária e melhoria da infraestrutura
Publicado em 22/07/2026 às 17:35 - Atualizado em 22/07/2026 às 17:40 - Por Camila Borges
Pecuária de MS mantém ritmo forte em 2026, com valorização da reposição e exportações em alta
Boletim da Famasul aponta estabilidade nos abates, preços acima de 2025 e demanda aquecida pela carne bovina
Publicado em 16/07/2026 às 16:34 - Atualizado em 16/07/2026 às 16:35 - Por Gabi Ferreira
IBGE prevê safra de 347,4 milhões de toneladas para 2026
Volume é 0,4% maior do que a safra do ano passado
Publicado em 14/07/2026 às 17:20 - Atualizado em 14/07/2026 às 17:23 - Por Gabi Ferreira
Soja reage no mercado internacional e impulsiona preços em Mato Grosso do Sul
Preço da saca avançou mais de 2% no Estado, enquanto Bolsa de Chicago e indicador Cepea também registraram valorização
Publicado em 09/07/2026 às 17:25 - Atualizado em 09/07/2026 às 17:38 - Por Gabi Ferreira
JBS fecha duas unidades nos EUA após país registrar menor rebanho bovino dos últimos 75 anos
Escassez histórica de bovinos pressiona a indústria americana e leva empresas a reduzir capacidade de processamento
Publicado em 16/06/2026 às 09:13 - Atualizado em 16/06/2026 às 09:14 - Por Gabi Ferreira
Gigante da celulose ameaça transferir investimento de R$ 27 bilhões para o Paraguai após impasse ambiental
Projeto bilionário da chilena CMPC no Rio Grande do Sul enfrenta questionamentos judiciais e pode deixar o Brasil caso não haja definição até o fim de 2026
Publicado em 16/06/2026 às 07:49 - Atualizado em 16/06/2026 às 07:50 - Por Gabi Ferreira
China e União Europeia ameaçam exportações de carne bovina do Brasil
Mesmo com possível aumento da oferta no mercado interno, especialistas não esperam redução significativa dos preços para os consumidores
Publicado em 01/06/2026 às 10:01 - Atualizado em 01/06/2026 às 10:14 - Por Gabi Ferreira