A psicóloga Adrielle Bocalan esteve na tarde de ontem (13), no Centro de Convivência da Melhor Idade, em Alcinópolis e ministrou palestra sobre “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio.
A campanha tem como objetivo orientar a população sobre suicídio, e prevenir seu acontecimento.
Segundo a prefeitura, o ideal é que aos primeiros sinais de alertas, familiares ou amigos, devem imediatamente dar suporte emocional e encaminhar a pessoal para atendimento com psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e tratamento adequado.
O suicídio entre idosos tem aumentado nos últimos anos, e alguns dos fatores são: isolamento social, dores crônicas, depressão e limitações como, mobilidade.
Segundo a profissional, é importante manter o idoso ativo, em convívio com familiares, praticar atividades físicas em grupo, participar de atividades e rodas de conversas, mantendo-o ocupado e com a mente ativa positivamente.
Demonstrar cuidado e afeto, são umas das principais formas de fazer com que o idoso se sinta acolhido.
Estar atento aos sinais de alertas como: baixa autoestima, apatia, irritabilidade, alterações extremas de humor, solidão, ansiedade, entre outros, e procurar ajuda profissional é um dos primeiros passos para a prevenção do suicídio.
João Abadio, Secretário de Saúde, disse que é de suma importância conscientizar a população sobre o tema e orientar para que busquem ajuda, ao menor sinal de comprometimento da saúde mental, um dos principais fatores que levam as pessoas a cometerem suicídio. Informa ainda que a Secretaria de Saúde tem profissionais capacitados para atender a população que precisa de cuidados, e que vem trabalhando em campanhas preventivas, objetivando frear os impactos que as doenças mentais tem gerado na vida das pessoas.
Foto: Diculgação/Prefeitura
Você também pode gostar de ler
Alcinópolis realiza 11º Encontro Regional da Melhor Idade neste sábado
Evento acontece no dia 22 de agosto, na Quadra do CACA, com música, integração e apresentações do Grupo Uirapuru e Carlito Som e Banda
Publicado em 18/08/2026 às 16:08 - Atualizado em 18/08/2026 às 16:17 - Por Camila Borges
Alcinópolis entrega obras de infraestrutura no Jardim Alegre com investimento de R$ 2,8 milhões
Obras incluem 12,4 mil m² de asfalto, mais de 1 km de drenagem, calçadas, acessibilidade e sinalização no Jardim Alegre
Publicado em 17/08/2026 às 13:17 - Atualizado em 17/08/2026 às 13:44 - Por Camila Borges
Assentamento Santa Fé terá entrega de cobertores nesta sexta-feira em Alcinópolis
Ação começa às 8h, no Bar do Baru, e é destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade e baixa renda
Publicado em 13/08/2026 às 14:51 - Atualizado em 13/08/2026 às 14:58 - Por Camila Borges
Alcinópolis abre inscrições para atividades voltadas à saúde e qualidade de vida
Programação reúne ações para crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais
Publicado em 12/08/2026 às 17:16 - Atualizado em 12/08/2026 às 17:38 - Por Camila Borges
Alcinópolis constrói sete novas pontes e amplia melhorias na zona rural
Obras facilitam o acesso às propriedades, reforçam a segurança e ajudam no escoamento da produção agrícola
Publicado em 11/08/2026 às 07:51 - Atualizado em 11/08/2026 às 07:58 - Por Gabi Ferreira
Alcinópolis promove 3º Varal Solidário nesta sexta-feira; entenda
Ação acontece no dia 7 de agosto, na Quadra do CACA, com distribuição gratuita de roupas
Publicado em 07/08/2026 às 07:51 - Atualizado em 07/08/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Alcinópolis entrega reforma e ampliação de escola e revitalização de quadra na Vila Novo Belo Horizonte
Solenidade acontece amanhã (6) às 13h30 e marca mais um investimento da Prefeitura e da Câmara Municipal na infraestrutura da educação do município
Publicado em 05/08/2026 às 13:54 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:03 - Por Camila Borges