Um avião de pequeno porte caiu, nesta terça-feira (23), na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, na zona rural de Aquidauana, tirando a vida de quatro homens. Entre as vítimas estão o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o diretor e documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.
O acidente ocorreu na região da Fazenda Barra Mansa, local conhecido por sua beleza natural e por ter sido cenário da novela Pantanal da TV Globo. As causas da queda ainda estão sob investigação.
A queda do avião representa uma grande perda para a comunidade internacional. Kongjian Yu, de 67 anos, era uma figura proeminente na arquitetura paisagista global. Professor da Universidade de Pequim e consultor do governo chinês, ele era o criador do conceito das "cidades-esponja", projetos inovadores que visam absorver grandes volumes de água em áreas urbanas.
Com um doutorado por Harvard, ele já havia desenvolvido projetos em mais de 70 cidades ao redor do mundo. Kongjian Yu estava em missão no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura e seguiria em uma jornada pelo Pantanal sul-mato-grossense, uma viagem que foi fatalmente interrompida.
O documentarista e cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era um talento reconhecido no cenário audiovisual. Especializado em documentários, ele dirigiu a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, que foi indicada ao prestigiado Emmy Internacional. Ele também foi o responsável pelo aclamado documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em festivais no Brasil e no exterior.
Rubens Crispim Jr., formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, atuava como diretor de fotografia e produtor. Com uma carreira marcada por colaborações com grandes canais como Discovery Channel e National Geographic, ele era um nome de peso no audiovisual. Vencedor do reality Projeto 48 em 2006, ele também se destacou com obras como Segue o Baile Bixiga 70.
O piloto Marcelo Pereira de Barros, que pilotava a aeronave, era proprietário do avião e um profissional experiente em voos na região. Morador de Aquidauana e atuante no serviço de táxi aéreo, Marcelo era conhecido por sua habilidade e conhecimento da área, em especial sobrevoos pelo Pantanal e Serra da Bodoquena. Ele deixa dois filhos.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução redes sociais
Você também pode gostar de ler
Após ter casa invadida por atiradores, adolescente é baleado e fica em estado grave em Cassilândia
Dois homens de capacete invadiram a residência em Cassilândia e atiraram contra a vítima enquanto ela dormia
Publicado em 02/10/2026 às 16:26 - Atualizado em 02/10/2026 às 16:27 - Por Grazi Almeida
Homem procurado por homicídio é preso em Costa Rica
Foragido da Justiça tinha pena restante de 10 anos de prisão a cumprir por condenação da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande
Publicado em 02/10/2026 às 13:39 - Atualizado em 02/10/2026 às 13:52 - Por Grazi Almeida
Suspeito de furto foge da Polícia e é encontrado com crack em Chapadão do Sul
Homem de 24 anos teria corrido para dentro de uma casa durante abordagem; outros dois envolvidos também foram levados à delegacia
Publicado em 02/10/2026 às 10:49 - Atualizado em 02/10/2026 às 10:50 - Por Gabi Ferreira
Adolescente de 16 anos é flagrado dirigindo Hilux após beber em Costa Rica
Teste do bafômetro apontou 0,45 mg/L de álcool; veículo foi entregue a responsável habilitado e adolescente apreendido
Publicado em 02/10/2026 às 08:06 - Atualizado em 02/10/2026 às 08:09 - Por Gabi Ferreira
Homem é preso com porções de maconha em Chapadão do Sul
Prisão aconteceu no bairro Esplanada, onde foram apreendidas 60 gramas de maconha dividida em tabletes
Publicado em 01/10/2026 às 15:31 - Atualizado em 01/10/2026 às 15:34 - Por Grazi Almeida
Dois adolescentes são presos por tráfico de drogas em Costa Rica
Suspeitos, de 16 e 17 anos, foram detidos após denúncias de vendas de entorpecentes próximo a Praça do Peixe
Publicado em 01/10/2026 às 13:54 - Atualizado em 01/10/2026 às 13:55 - Por Grazi Almeida