O Ministério da Saúde divulgou uma atualização preocupante sobre as notificações de intoxicação por metanol no Brasil, revelando um novo dado para Mato Grosso do Sul. O estado agora investiga uma segunda morte suspeita associada ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas com a substância. O dado foi divulgado na atualização diária realizada no final da tarde desta quarta-feira (8).
Além do óbito que segue em investigação, Mato Grosso do Sul também tem quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol sendo apurados.
O cenário nacional mostra uma mobilização contínua das autoridades sanitárias.
Até a última atualização:
- Foram registradas 259 notificações em todo o Brasil.
- 24 casos foram confirmados, com 235 permanecendo em investigação.
- Outras 145 suspeitas foram descartadas.
- Os únicos estados que possuem casos confirmados são São Paulo (20), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).
A maioria dos casos em investigação (235 no total) está concentrada em São Paulo, com 181 registros. Mato Grosso do Sul aparece na lista com seus 4 casos em investigação, ao lado de Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).
Óbitos
Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo. No entanto, 11 mortes seguem sob investigação, distribuídas da seguinte forma:
- São Paulo: 6 óbitos em investigação.
- Pernambuco: 3 óbitos em investigação.
- Mato Grosso do Sul: 1 óbito em investigação.
- Paraíba: 1 óbito em investigação.
O Ministério da Saúde informou que a atualização dessas notificações, que decorrem do consumo de bebidas alcoólicas, é realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação: segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h, para manter a transparência e o acompanhamento das ocorrências.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Coxim
Jovem de 22 anos foi encontrado na residência da vítima durante fiscalização do Programa Mulher Segura
Publicado em 21/08/2026 às 15:54 - Atualizado em 21/08/2026 às 16:21 - Por Camila Borges
PM registra ocorrência de importunação sexual e injúria em academia de Chapadão do Sul
Recepcionista relatou abordagens insistentes, gestos obscenos e xingamentos; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Publicado em 21/08/2026 às 14:07 - Atualizado em 21/08/2026 às 14:08 - Por Camila Borges
Chapadão do Sul: Bêbado quebra janela de caminhão para dormir após dono esconder chave
Homem de 29 anos disse que queria entrar no veículo para dormir; ele foi preso por dano
Publicado em 21/08/2026 às 09:25 - Atualizado em 21/08/2026 às 09:28 - Por Gabi Ferreira
Golpe pelo WhatsApp gera prejuízo de mais de R$ 27 mil em Água Clara
Criminosos se passaram por funcionários de banco e fizeram empréstimos e transferências após obter código de segurança
Publicado em 21/08/2026 às 08:39 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:45 - Por Gabi Ferreira
Gritos, silêncio e morte: Costa Rica registra mais um caso de feminicídio
Fátima Alves de Matos(54) chegou ao hospital sem sinais vitais; morte é investigada como feminicídio e companheiro permanece preso como suspeito
Publicado em 21/08/2026 às 08:23 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:41 - Por Renan Carrijo
TJMS mantém preso acusado de mandar matar tia por herança em Ribas do Rio Pardo
Desembargadora cita gravidade do crime e risco de intimidação de pessoa ligada à disputa familiar
Publicado em 21/08/2026 às 07:51 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:10 - Por Gabi Ferreira
Adolescente de 17 anos é apreendido com 2,4 kg de maconha em São Gabriel do Oeste
Jovem tentou fugir durante abordagem da PM e indicou residência onde estavam escondidos tabletes de maconha, dinheiro e uma balança de precisão
Publicado em 20/08/2026 às 15:34 - Atualizado em 20/08/2026 às 15:49 - Por Camila Borges