O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Exame de Seleção 2024 prestes a encerrar na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro. Este exame oferece um total de 1.824 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, de forma gratuita, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os candidatos que podem solicitar a isenção da taxa de inscrição são aqueles que comprovem estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escola pública. A comprovação pode ser feita por meio da apresentação de declarações escolares, boletin s ou outros documentos emitidos pela escola. Além disso, também podem solicitar a isenção aqueles que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
O pedido de isenção deve ser realizado no momento da inscrição na Página do Candidato da Central de Seleção, selecionando a opção 'Isento' no campo 'Forma de Inscrição' no sistema e anexando o documento comprobatório.
Para concorrer a uma vaga em um dos cursos técnicos integrados do IFMS, é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, que está prevista para janeiro do próximo ano. Além disso, é fundamental possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, uma vez que o número deverá ser informado durante o processo de inscrição.
O prazo para inscrição no Exame de Seleção 2024 segue aberto até o dia 8 de outubro e deve ser feito exclusivamente pela Página do Candidato. É importante ressaltar que somente serão aceitas inscrições feitas com os dados do CPF e demais informações do próprio candidato. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20 e deve ser pago em agências do Banco do Brasil via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no próprio sistema da Central de Seleção.
Resultados e Recursos
O resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa será divulgado em 29 de setembro. Os candidatos que tiverem seus pedidos indeferidos terão a oportunidade de entrar com recurso nos dias 2 e 3 de outubro, com a publicação do resultado definitivo prevista para o dia seguinte. Aqueles que não obtiverem a isenção deverão realizar o pagamento da GRU até 9 de outubro para garantir o direito de realizar a prova.
Ação Afirmativa (Cotas)
Metade das vagas oferecidas no Exame de Seleção 2024 é reservada para candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Dentro deste grupo, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para os que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e para pessoas com deficiência. Os candidatos que desejarem concorrer por meio das cotas deverão informar essa opção no ato da inscrição, e é fundamental ler atentamente o edital de abertura para mais informações sobre o assunto.
Realização do Exame de Seleção
O Exame de Seleção está agendado para o dia 29 de outubro e será aplicado nos dez municípios onde as vagas estão sendo ofertadas. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, divididas em 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, de acordo com o conteúdo programático disponibilizado no edital.
Resultado e Matrículas
A previsão é de que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados em 20 de dezembro, com as matrículas previstas para ocorrerem em janeiro de 2024.
Cursos Técnicos Integrados
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo IFMS têm duração de três anos. Nesse formato, os estudantes têm a oportunidade de cursar, simultaneamente, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica de sua escolha. Após a conclusão, o diploma obtido possibilita o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho.
Contato
Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão Central do Exame de Seleção 2024 pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.
(Com assessoria)
Você também pode gostar de ler
Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida General Mendes de Morais em Coxim
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com sangramento na cabeça e desorientação após o acidente ocorrido no bairro Senhor Divino
Publicado em 17/08/2026 às 17:03 - Atualizado em 17/08/2026 às 17:13 - Por Camila Borges
Hemosul Móvel leva coleta de sangue a Camapuã e São Gabriel; confira os dias
A iniciativa faz parte das ações do Hemosul para levar os serviços da hemorrede estadual a diferentes regiões de Mato Grosso do Sul
Publicado em 17/08/2026 às 10:35 - Atualizado em 17/08/2026 às 10:58 - Por Gabi Ferreira
Água Clara realiza 1ª edição da Expoclara com três noites de shows gratuitos
Evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no Espaço ARA, com apresentações de Ícaro e Gilmar, Hugo e Guilherme e Traia Véia
Publicado em 13/08/2026 às 16:27 - Atualizado em 13/08/2026 às 16:38 - Por Camila Borges
Ponte sobre o rio Taquari cede e caminhão cai no rio em região do Pantanal de MS; motorista segue desaparecido
Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13); condutor do caminhão está desaparecido e equipes de resgate realizam buscas no local
Publicado em 13/08/2026 às 13:08 - Atualizado em 13/08/2026 às 13:21 - Por Camila Borges
Gerson Claro destaca investimentos em infraestrutura como caminho para fortalecer desenvolvimento de MS
Presidente da ALEMS afirma que expansão econômica do Estado exige melhorias na malha rodoviária para atender municípios e novos empreendimentos
Publicado em 06/08/2026 às 15:53 - Atualizado em 06/08/2026 às 16:10 - Por Camila Borges
Prefeitura de Inocência rescinde contrato para locação de equipamento do centro cirúrgico
Diário Oficial confirma o fim do contrato, mas Prefeitura não informou o motivo da decisão
Publicado em 06/08/2026 às 14:46 - Atualizado em 06/08/2026 às 15:23 - Por Camila Borges
Justiça confirma condenação de ex-prefeito de Corumbá por nepotismo; multa pode chegar a R$ 250 mil
Marcelo Iunes teve recurso negado e deverá pagar multa, além de ficar impedido de contratar com o poder público por dois anos
Publicado em 06/08/2026 às 14:18 - Atualizado em 06/08/2026 às 14:19 - Por Camila Borges
São Gabriel do Oeste define atletas da ginástica rítmica para os Jogos Escolares da Juventude de MS
Seletiva realizada no Ginásio Municipal de Esportes reuniu atletas das categorias infantil e juvenil que representarão o município na competição estadual
Publicado em 05/08/2026 às 17:15 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:56 - Por Camila Borges
Motociclista fica ferida após perder controle da moto e cair em lombada em Coxim
Mulher sofreu escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros após queda de Honda Biz; vítima teria desmaiado após o acidente
Publicado em 05/08/2026 às 16:56 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:01 - Por Camila Borges
Motociclista fica ferido após colidir com Corolla em São Gabriel do Oeste
Vítima foi arremessada sobre o veículo durante o impacto e socorrida pelo Corpo de Bombeiros
Publicado em 05/08/2026 às 15:10 - Atualizado em 05/08/2026 às 15:11 - Por Camila Borges