Figueirão comemora aniversário com investimentos em saúde, educação, cultura e lazer

O prefeito Juvenal Consolaro preparou programação especial e elencou obras em execução por toda a cidade

Imagem de compartilhamento para o artigo Figueirão comemora aniversário com investimentos em saúde, educação, cultura e lazer da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Um dos municípios mais jovens de Mato Grosso do Sul, Figueirão completa 20 anos nesta sexta-feira (20) com muitos investimentos em saúde, educação, cultura, lazer, transporte e muito mais. Os detalhes são do prefeito Juvenal Consolaro (PTB) e vice-prefeito Jorge Roberto Mortari (PTB).

Na área de lazer, além do show de Henrique e Diego e da festa de rodeio mais tarde, os moradores podem comemorar as obras de reforma e ampliação da pista de caminhada do município, que vai passar de 800 metros para 2.200 metros.

Além disso, a prefeitura trabalha na construção da Casa da Cultura no local onde funcional a primeira escola de Figueirão. É a garantia que a história do município será preservada para as próximas gerações.

Segundo Mortari, a prefeitura ainda realiza a troca do telhado e reforma do hospital municipal, e entrega novas aquisições para a frota municipal: um caminhão-pipa, duas caminhonetes e três ambulâncias, sendo uma delas com UTI móvel neonatal (para recém-nascidos).

Na área de assistência social, a equipe recebeu uma picape Strada, cabine dupla, para garantir atendimento à população carente. A prefeitura também está verificando o loteamento de uma área para construção de casas populares e finalizando as obras de mais 10 moradias.

Para a educação, o vice-prefeito elenca a aquisição de um terreno para ampliação da escola municipal. Já em infraestrutura, o município realiza a sinalização viária, implanta quebra-molas e pretende finalizar o asfalto da área urbana nos próximos meses.

Os estudantes da zona rural não foram esquecidos e a prefeitura investe na construção de pontos de ônibus, além de estar com obras de cascalhamento na região das Furnas da Piraputanga e da comunidade quilombola Santa Tereza.

Imagem Fotos PMFigueirãoRubem Vasconcellos (2)

Programação cultural

Além dos shows da cantora Valesca Mayssa e da dupla Jads & Jadson, a festa continua até o domingo. Hoje, a população vai curtir os sucessos nacionais de Henrique & Diego e sábado tem a dupla Vitor & Cadu.

O domingo, 1º de outubro, inicia com a tradicional calvagada, a partir das 9h, e almoço gratuito para a população. Os rodeios começam sempre às 20h, com bailão depois para a diversão de todos.

Árvore histórica

Emancipado em 29 de setembro de 2003, Figueirão é localizado na microregião do Alto Taquari, e tem 3.539 habitantes, segundo o censo de 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2021, o salário médio mensal era de 2.5 salários mínimos. A taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade, conforme dados de 2010, é de 95,9%.

A área da unidade territorial é de 4.879,932 km² e faz divisas com os municípios de São Gabriel D’Oeste, Costa Rica, Alcinópolis, Coxim e Camapuã.

Segundo o site da prefeitura, o nome ”Figueirão” foi escolhido por conta de uma figueira situada na travessia do Rio, conhecida na época como “Vau da Jesuína”.

O professor e historiador Admar de Araújo explicou que uma senhora que morava próximo ao local possibilitava a passagem de animais e pessoas, assim o lugar também ficou conhecido popularmente por “Vau da Figueira”, localizado à margem direita do Córrego Figueirão.

Hoje, a árvore figueira se tornou símbolo cultural do município.

(Fotos PMFigueirãoRubem Vasconcellos)

Você também pode gostar de ler

X