Com o avanço de novas atividades econômicas e a perspectiva de aumento de demandas na área da saúde, o município de Figueirão começou a se preparar para fortalecer o atendimento aos trabalhadores da região.
A equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Coxim realizou uma formação técnica no município para orientar a formalização do serviço de Saúde do Trabalhador. A iniciativa busca estruturar o atendimento local diante do crescimento de setores como o plantio de eucalipto e a implantação de usinas de celulose na região Norte do Estado.
O encontro teve como foco o planejamento estratégico para lidar com futuras ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A proposta é preparar a rede municipal para identificar, notificar e acompanhar possíveis agravos relacionados às atividades laborais que devem crescer nos próximos anos.
Com a expansão dessas atividades, o setor de saúde busca organizar ações específicas para lidar com os riscos inerentes às novas frentes econômicas. Participaram da atividade o enfermeiro Wellington dos Santos Jara, a coordenadora de Vigilância em Saúde Jaicine Domingues, a responsável técnica do Hospital Municipal Cizia Izabel Amorim e a secretária municipal de Saúde de Figueirão, Fabrícia Daniela Fagundes.
A agenda de formação conduzida por Coxim nos municípios vizinhos faz parte de um processo contínuo de implantação do serviço de saúde do trabalhador na região. No ano passado, a equipe da VISAT já havia realizado atividade semelhante em Alcinópolis, com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-MS).
A integração regional é considerada estratégica para que as políticas públicas de saúde acompanhem o ritmo do desenvolvimento econômico da microrregião Norte. A capacitação técnica busca garantir que gestores locais saibam estruturar os serviços e monitorar de forma eficiente a saúde dos trabalhadores.
A iniciativa também pretende criar um padrão de atendimento e vigilância que possa ser aplicado em toda a região, fortalecendo a prevenção e o acompanhamento de problemas relacionados ao ambiente de trabalho.
Fonte e foto: Prefeitura de Figueirão
Você também pode gostar de ler
Festa de Nossa Senhora da Abadia reúne fé, tradição e música nesta sexta-feira, em Figueirão
Evento acontece no Clube do Laço Rancho dos Tropeiros e reúne comunidade em uma programação especial
Publicado em 11/08/2026 às 16:00 - Atualizado em 11/08/2026 às 16:05 - Por Camila Borges
Neste domingo: Figueirão recebe 18º Leilão Direito de Viver para arrecadar recursos para o Hospital de Amor
Evento beneficente em prol do Hospital de Amor terá início às 9h, cartelas a R$ 40 e programação no Clube do Laço Rancho dos Tropeiros
Publicado em 25/07/2026 às 10:06 - Atualizado em 25/07/2026 às 10:19 - Por Gabi Ferreira
18º Leilão Direito de Viver terá cartelas a R$ 40 e arrecadação para o Hospital de Amor em Figueirão
Evento beneficente será realizado neste domingo (26), no Clube do Laço Rancho dos Tropeiros, com renda destinada ao Hospital de Amor
Publicado em 24/07/2026 às 10:01 - Atualizado em 24/07/2026 às 10:08 - Por Gabi Ferreira
Figueirão realiza audiência pública para revisão do Plano Diretor nesta terça-feira
Encontro abre processo de atualização do planejamento municipal e contará com participação da comunidade
Publicado em 21/07/2026 às 09:44 - Atualizado em 21/07/2026 às 10:01 - Por Gabi Ferreira
Figueirão ganha relógio digital em parceria entre Sicredi e Prefeitura
Equipamento instalado na rotatória do Hospital Municipal exibe horário, data e temperatura, além de contribuir para a modernização do espaço urbano
Publicado em 17/07/2026 às 17:54 - Atualizado em 17/07/2026 às 17:57 - Por Gabi Ferreira
Figueirão fortalece rede de proteção com reunião sobre o Serviço de Família Acolhedora
Encontro reuniu Secretaria de Assistência Social e equipe do Fórum da Comarca de Camapuã para alinhar procedimentos e ampliar a atuação integrada da rede de atendimento
Publicado em 14/07/2026 às 16:36 - Atualizado em 14/07/2026 às 16:38 - Por Gabi Ferreira
Gestão Juvenal Consolaro investe na educação e Figueirão conquista 2º lugar em ranking estadual
Município ficou entre os melhores do Estado no IQE-MS 2025 e se destacou pelo desempenho da rede municipal de ensino
Publicado em 09/07/2026 às 14:01 - Atualizado em 09/07/2026 às 22:29 - Por Gabi Ferreira
Figueirão recebe 2º Open de Jiu-Jitsu com atletas de diversas categorias no dia 19 de julho
Competição será realizada no Ginásio de Esportes Aparecido Berquó da Silva e promete reunir equipes e praticantes da modalidade em um dia de esporte, disciplina e integração
Publicado em 07/07/2026 às 09:55 - Atualizado em 07/07/2026 às 09:56 - Por Gabi Ferreira