O governo federal propôs um salário mínimo de R$ 1.717 para o ano que vem, com aumento nominal de 5,92%. O valor consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027, enviado nesta quarta-feira (15) ao Congresso Nacional.
O reajuste segue a projeção de 3,06% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os 12 meses terminados em novembro mais o crescimento da economia em 2025, limitado ao crescimento de gastos de 2,5% acima da inflação, determinado pelo arcabouço fiscal. A estimativa para o INPC também consta do PLDO.
O projeto também apresentou previsões de R$ 1.812 para o salário mínimo em 2028, de R$ 1.913 para 2029 e de R$ 2.020 para 2030. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.
Em 2023, o salário mínimo voltou a ser corrigido pelo INPC do ano anterior mais o crescimento do PIB, soma das riquezas produzidas pelo país, de dois anos antes. Essa fórmula vigorou de 2006 a 2019. Por essa regra, o salário mínimo aumentaria 2,3% acima do INPC.
O pacote de corte de gastos aprovado no fim de 2024, no entanto, limitou o crescimento. Isso porque o salário mínimo entrou nos limites do arcabouço fiscal, que prevê crescimento real (acima da inflação) dos gastos entre 0,6% e 2,5%. Como o crescimento de 2,3% no PIB está abaixo do teto de 2,5%, a expansão da economia em 2025 poderá ser aplicada.
Fonte: Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 76 milhões nesta quinta
Apostas podem ser feitas até às 20h de hoje
Publicado em 10/09/2026 às 15:36 - Atualizado em 10/09/2026 às 15:38 - Por Camila Borges
Programa de renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira
Iniciativa atende consumidores com renda de até cinco salários mínimos
Publicado em 29/08/2026 às 09:03 - Por Camila Borges
Embrapa entrega propostas de agricultura sustentável para candidatos
Segurança alimentar é uma das prioridades defendidas
Publicado em 19/08/2026 às 16:51 - Atualizado em 19/08/2026 às 17:00 - Por Camila Borges
FGTS: 138 milhões de trabalhadores receberão R$ 13 bilhões de lucros
Crédito será feito até dia 31 de agosto
Publicado em 28/07/2026 às 16:22 - Atualizado em 28/07/2026 às 16:25 - Por Camila Borges
Mato Grosso do Sul aprova R$ 107,8 milhões em novos financiamentos pelo FCO
Recursos beneficiarão 38 projetos aprovados pelo CEIF, com foco no setor rural e fortalecimento da atividade produtiva em diversas regiões do Estado
Publicado em 28/07/2026 às 15:54 - Atualizado em 28/07/2026 às 15:55 - Por Camila Borges
Salário mínimo pode chegar a R$ 2.020 até 2030, apontam projeções orçamentárias
Estimativas consideram a política de valorização do piso nacional, mas valores ainda poderão ser alterados conforme inflação, crescimento da economia e regras fiscais
Publicado em 27/07/2026 às 16:14 - Atualizado em 27/07/2026 às 16:52 - Por Camila Borges
Colheita do milho avança em MS e região norte concentra as melhores lavouras do Estado
Safra já alcançou 28% da área plantada e produtores seguem atentos às condições climáticas
Publicado em 08/07/2026 às 16:54 - Atualizado em 08/07/2026 às 17:00 - Por Ana Benitez
Receita Federal lança plataforma única para atendimento digital de contribuintes
Novo sistema passa a substituir o Fale Conosco e, de forma gradual, reunirá todos os serviços digitais em um único ambiente
Publicado em 07/07/2026 às 12:57 - Atualizado em 07/07/2026 às 16:43 - Por Ana Benitez
Produção de etanol dispara em MS e Estado conquista 3º lugar no ranking nacional
Crescimento de quase 30% nos cinco primeiros meses de 2026 fortalece a bioenergia sul-mato-grossense e impulsiona o setor sucroenergético
Publicado em 07/07/2026 às 13:54 - Atualizado em 07/07/2026 às 14:21 - Por Ana Benitez