46 anos de Mato Groso do Sul: conheça como se deu a criação deste Estado que gerou grandes discussões na década de 70

Uma data que não é muito lembrada em MT, mas que é celebrada pelos sul-mato-grossenses com feriado

Imagem de compartilhamento para o artigo 46 anos de Mato Groso do Sul: conheça como se deu a criação deste Estado que gerou grandes discussões na década de 70 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

No dia 11 de outubro de 1977, uma lei histórica foi assinada pelo presidente Ernesto Geisel, marcando o nascimento do então Estado de Mato Grosso do Sul. Esta data é celebrada com um feriado, embora seja muitas vezes esquecida em Mato Grosso, a região-mãe da qual Mato Grosso do Sul se desvinculou. A criação deste novo estado representou um marco na história do Brasil, uma vez que a divisão de Mato Grosso foi um processo complexo que levou em consideração diversos fatores socioeconômicos, políticos e culturais. 

O movimento divisionista começou a ganhar força após a regularização das viagens ferroviárias. O sul de Mato Grosso experimentou um rápido crescimento socioeconômico, impulsionado pela pecuária e pela exploração da erva-mate. No entanto, Cuiabá ainda detinha o poder político e administrativo, apesar das grandes distâncias que a separavam das cidades do sul e da capital federal, o Rio de Janeiro, naquela época. 

Em 1921, Campo Grande se tornou a sede da Circunscrição Militar, hoje conhecida como Comando Militar do Oeste. Posteriormente, a cidade se consolidou como a capital econômica de Mato Grosso devido à sua importância na exportação ferroviária. No entanto, as tentativas de transferir a capital de Cuiabá para Campo Grande, em 1946, após a deposição de Getúlio Vargas e a posse de Eurico Gaspar Dutra como presidente do Brasil, foram malsucedidas. 

Dutra apoiava a política de integração nacional, que incentivava a manutenção da unidade estadual. 
O governo federal desempenhou um papel fundamental na criação de novos estados e territórios em 1974, estabelecendo a legislação básica para esse processo. As ideias divisionistas ressurgiram em 1975 devido a debates sobre os limites de Mato Grosso com o estado de Goiás. A Liga Sul-Mato-Grossense, liderada por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha pró-divisão, enquanto o governador de Mato Grosso, José Garcia Neto, se opôs. 

Trabalhando rapidamente e com sigilo, os membros da Liga forneceram ao governo federal os argumentos necessários para viabilizar a divisão do estado. A lei foi assinada pelo presidente Ernesto Geisel em 11 de outubro de 1977 e publicada no Diário Oficial no dia seguinte. 

Divisão

Na época, Mato Grosso contava com 93 municípios, atualmente com 141, e uma área de 1.231.549 quilômetros quadrados, enquanto Mato Grosso do Sul ficou com 55 municípios, hoje com 79, e uma área de 357.145,531 quilômetros quadrados. Embora Mato Grosso, na época, tenha ficado com menos municípios, preservou a maior área. 

A criação do Estado de Mato Grosso do Sul marcou a independência da região sul de Mato Grosso, representando um passo importante na história do desenvolvimento e da política regional brasileira. O dia 11 de outubro é uma ocasião significativa para celebrar essa divisão histórica e os subsequentes avanços do estado de Mato Grosso do Sul.  
 
Mato Grosso do Sul faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia. 
 
Fonte: G1 São Paulo  

Foto: Correio do Estado 
 

Você também pode gostar de ler

X