O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma recomendação ao prefeito de Paranaíba, Maycol Henrique Queiroz de Andrade, solicitando a retirada de um vídeo publicado nas redes sociais em que o prefeito expõe nomes de servidores públicos que teriam apresentado atestados médicos para se ausentarem do trabalho. A recomendação foi divulgada na terça-feira (10).
De acordo com o MPT, a recomendação inclui a proposta de assinatura de um compromisso que visa evitar que tais condutas se repitam, sob pena de aplicação de multas.
No vídeo, gravado em 10 de julho, o prefeito Maycol Queiroz exibiu, de acordo com suas próprias palavras, a rotina de um prefeito no Brasil e como lida constantemente com atestados médicos. Durante a gravação, ele mostrou diversas folhas de atestados médicos que estavam sobre a mesa em seu gabinete.
A procuradora do Trabalho, Juliana Beraldo Mafra, autora da recomendação, destacou que o tom de voz utilizado pelo prefeito em seu discurso foi considerado ameaçador, caracterizando assédio moral. Ela alegou que o prefeito mencionou trabalhadores em estágio probatório que apresentaram atestados médicos, comparou servidores efetivos e contratados em relação à saúde, sugeriu que os atestados médicos apresentados eram indevidos e indiretamente encorajou a não apresentação de atestados médicos, independentemente das condições de saúde dos trabalhadores. Além disso, ele apelou à opinião pública contra os servidores da prefeitura, utilizando argumentos emotivos para atribuir um caráter negativo àqueles que apresentaram atestados médicos.
A recomendação do MPT sugere que o prefeito elabore e divulgue uma nova postagem em sua conta no Instagram com o título "Servidores, contratados e demais trabalhadores da Prefeitura de Paranaíba: Cuide de sua saúde". Nesse novo vídeo, Queiroz Andrade deve se desculpar pela publicação anterior e esclarecer que não se opõe à apresentação de atestados médicos, reconhecendo que a saúde é um direito constitucional de todos.
A recomendação enfatiza que todos os trabalhadores, incluindo aqueles em estágio probatório, têm o direito de buscar assistência médica quando necessário, e o prefeito deve garantir que a administração municipal e os gestores estejam disponíveis para apoiar os servidores que precisam se afastar. Qualquer tipo de assédio em relação àqueles que apresentarem atestados médicos não será tolerado.
O MPT-MS orienta ainda que seja elaborada e divulgada uma comunicação circular a todos os trabalhadores, incluindo gestores, por meio de e-mail institucional, redes sociais da prefeitura, site institucional e material impresso nos locais de trabalho. Essa comunicação deve informar que não serão tolerados atos de assédio moral contra os trabalhadores e que a prática de assédio moral pode levar à punição do agente de acordo com a lei, conforme reiterou a procuradora do Trabalho, Juliana Beraldo Mafra.
Fonte/Foto: Arquivo RCN
Você também pode gostar de ler
Bebê morre após sofrer parada cardiorrespiratória durante transferência de Paranaíba
Criança havia sido atendida na Santa Casa após apresentar sinais clínicos e uma fratura no crânio; caso é investigado pela Polícia Civil
Publicado em 11/08/2026 às 14:08 - Atualizado em 11/08/2026 às 14:22 - Por Camila Borges
Paranaíba convoca aprovados em processo seletivo para entrega de documentos e contratação temporária
Candidatos aos cargos de motorista e operadores de máquinas devem comparecer nos dias 3 e 4 de agosto na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária
Publicado em 31/07/2026 às 14:48 - Atualizado em 31/07/2026 às 14:54 - Por Camila Borges
Idoso é encontrado morto ao lado de veículo às margens de rodovia em Paranaíba
Revólver calibre .38 foi localizado no lado do corpo; Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Rodoviária atendem a ocorrência.
Publicado em 30/07/2026 às 18:16 - Atualizado em 31/07/2026 às 07:35 - Por Camila Borges
Projeto de iluminação vai transformar cinco importantes avenidas de Paranaíba
Projeto prevê substituição de postes, nova rede elétrica e luminárias mais eficientes em importantes vias da cidade
Publicado em 30/07/2026 às 13:18 - Atualizado em 30/07/2026 às 13:19 - Por Camila Borges
Prefeitura divulga classificação preliminar de processo seletivo e convoca candidatos para prova prática em Paranaíba
Participantes concorrem a vagas para motorista e operadores de máquinas; recursos podem ser apresentados antes da próxima etapa
Publicado em 24/07/2026 às 17:55 - Atualizado em 25/07/2026 às 13:03 - Por Camila Borges
Motorista abandona caminhonete com drogas durante tentativa de fuga da PRF em Paranaíba
Duas mulheres foram presas em flagrante após tentativa de fuga; condutor escapou a pé e segue sendo procurado.
Publicado em 21/07/2026 às 13:14 - Atualizado em 21/07/2026 às 13:21 - Por Camila Borges
Vídeo: Incêndio de grandes proporções atinge mercado em Paranaíba durante a madrugada
Chamas consumiram parte da estrutura do estabelecimento localizado em frente à Praça da Iacal; não há informações sobre feridos
Publicado em 16/05/2026 às 07:57 - Atualizado em 16/05/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Morte de arara Lara gera comoção e campanha por justiça em Paranaíba
Ave conhecida na prainha foi vítima de maus-tratos e não resistiu aos ferimentos
Publicado em 25/03/2026 às 14:16 - Atualizado em 25/03/2026 às 14:17 - Por Gabi Ferreira
UEMS abre inscrições do Sisu 2026 com vagas para Coxim e Paranaíba
Candidatos têm até 23 de janeiro para concorrer a cursos de graduação gratuitos
Publicado em 20/01/2026 às 14:56 - Atualizado em 20/01/2026 às 14:58 - Por Redação