Cassilândia vive um dos momentos mais promissores de sua história econômica. A avaliação é do prefeito Rodrigo Freitas, que, em entrevista exclusiva à redação do Jornal MS Todo Dia, apresentou um panorama dos investimentos privados que estão sendo implantados no município e que, segundo ele, deverão impulsionar a geração de milhares de empregos nos próximos anos.
O principal destaque é a expansão da citricultura. De acordo com o prefeito, Cassilândia já concentra o maior projeto de cultivo de laranja em implantação em Mato Grosso do Sul, superando a marca de 6 mil hectares destinados à produção.
O crescimento começou com a instalação da Frucamp, que implantou aproximadamente 2 mil hectares de pomares no município. Em seguida, a Agro Hernandes, parceira do empreendimento, ampliou os investimentos com cerca de 800 a 1.000 hectares.
Agora, um novo ciclo de desenvolvimento ganha força com a chegada da Citrosuco, uma das maiores empresas produtoras de suco de laranja do mundo, que arrendou aproximadamente 2 mil hectares em Cassilândia e iniciará o plantio a partir do mês de agosto.
Segundo Rodrigo Freitas, o impacto econômico será expressivo.
“Nós estamos muito animados. Hoje podemos afirmar que Cassilândia possui o maior projeto de citricultura de Mato Grosso do Sul. Nos próximos quatro ou cinco anos, somente esse setor deverá gerar mais de 3 mil empregos para nossa população.”
O prefeito destacou ainda a velocidade de desenvolvimento da cultura da laranja.
“Visitamos recentemente um pomar com apenas dois anos de implantação e as árvores já estão carregadas de frutos. É uma atividade extremamente dinâmica e que vai gerar emprego e renda por muitos anos.”
Agronegócio diversificado impulsiona crescimento
Além da citricultura, Rodrigo Freitas ressaltou que outras cadeias produtivas também vivem forte expansão.
Entre elas está o cultivo de amendoim, que, segundo o prefeito, já ultrapassa 18 mil hectares plantados no município após a chegada de produtores oriundos do Estado de São Paulo.
Outro segmento em crescimento é o eucalipto, impulsionado pelos investimentos industriais na região de Inocência.
A produção de seringueira também volta a ganhar protagonismo. O prefeito explicou que a tradicional área pertencente ao Grupo Império foi arrendada por um grupo empresarial de São José do Rio Preto para exploração pelos próximos 50 anos.
Segundo Rodrigo Freitas, o novo investimento poderá criar aproximadamente 1 mil novos empregos ao longo dos próximos anos.
Empresas ampliam investimentos
O prefeito também citou a expansão de empresas já instaladas no município.
A empresa Pluma concluiu a construção de novos barracões, dobrando sua capacidade de produção e passando a produzir aproximadamente 4,8 milhões de pintinhos por mês.
Outro investimento destacado envolve o grupo JBJ, que adquiriu parte das áreas do Grupo Império e estuda implantar um grande confinamento bovino, com capacidade estimada para até 100 mil animais.
Rodrigo Freitas afirmou que o aumento da atividade econômica também deverá fortalecer o frigorífico instalado no município e ampliar a demanda por mão de obra.
“Hoje, graças a Deus, a nossa maior dificuldade já começa a ser encontrar trabalhadores. Isso demonstra que Cassilândia vive um momento muito positivo e acreditamos que esse cenário ficará ainda melhor nos próximos anos.”
Infraestrutura acompanha crescimento
Segundo o prefeito, a administração municipal trabalha para preparar Cassilândia para receber esse novo ciclo de desenvolvimento.
Entre as prioridades da gestão estão investimentos em infraestrutura urbana, ampliação das redes de esgoto, melhorias na saúde pública e fortalecimento da educação.
Rodrigo Freitas afirmou que o planejamento busca garantir que o crescimento econômico seja acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população.
“Estamos preparando Cassilândia para o futuro. Queremos uma cidade cada vez mais desenvolvida, com oportunidades para quem mora aqui. Sabemos que as transformações não acontecem na velocidade que gostaríamos, mas estamos construindo uma base sólida para esse crescimento.”
Parceria com o Governo do Estado
Durante a entrevista, o prefeito também destacou o apoio recebido do governador Eduardo Riedel, atribuindo parte do avanço econômico à parceria institucional entre o município e o Governo de Mato Grosso do Sul.
“Quero agradecer a confiança da população e também reconhecer nossos parceiros. O governador Eduardo Riedel tem aberto portas importantes para Cassilândia, ajudando nosso município a conquistar investimentos que vão gerar emprego, renda e desenvolvimento para toda a região.”
Com uma carteira crescente de investimentos privados e novos empreendimentos em implantação, Cassilândia consolida sua estratégia de diversificação econômica e amplia as perspectivas de geração de emprego, renda e fortalecimento do agronegócio, setor que vem assumindo papel decisivo no desenvolvimento do município.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Vídeo/Foto: Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Cassilândia terá plantão nesta quinta-feira para adesão a programa que promete economia de até 20% na conta de luz
Atendimento será realizado nesta quinta-feira (8), na Praça São José, das 8h às 17h
Publicado em 06/10/2026 às 10:35 - Atualizado em 06/10/2026 às 10:40 - Por Gabi Ferreira
Saúde e diversão: Cassilândia terá ação para atualizar vacinação das crianças e garantir Passaporte da Alegria
Famílias podem procurar as unidades de saúde durante outubro; programação com passeio na Carretinha da Alegria será nos dias 30 e 31
Publicado em 01/10/2026 às 10:02 - Atualizado em 01/10/2026 às 10:29 - Por Gabi Ferreira
Hoje: Cassilândia terá mais de 200 atendimentos médicos e vacinação de cães e gatos neste sábado
Programação reúne consultas em seis especialidades, exames, testes rápidos e vacinação antirrábica em dois pontos da cidade
Publicado em 19/09/2026 às 07:55 - Atualizado em 19/09/2026 às 08:08 - Por Gabi Ferreira