O Japão anunciou oficialmente ontem (20), o fim do embargo às exportações de carne de frango e ovos produzidos em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o site TopMídiaNews, a medida foi tomada após o Ministério da Agricultura e o Governo do Estado tomar providência no controle do caso confirmado e isolado de gripe aviária em uma propriedade rural de Bonito.
“A Iagro, juntamente com o Mapa, tomou todas as medidas sanitárias de uma maneira ágil, conseguindo fazer o devido controle e encerramento desse foco praticamente em dois, três dias. Mesmo assim, o Japão, como já tinha feito em Santa Catarina, suspendeu as importações de carne de frango de Mato Grosso do Sul", explica o titular da Semadesc, Jaime Verruck.
O secretário completou ainda dizendo que "após o encerramento do caso e a devida comunicação das autoridades sanitárias mundiais e também do governo japonês, nós tivemos a informação oficial de que houve a suspensão do embargo e as empresas podem abater e retomar a exportação para o mercado japonês”.
Até agosto de 2023, o mercado japonês representou 19% do total das exportações de carne de frango produzidas em Mato Grosso do Sul.
“É o segundo maior mercado depois da China, então caso [o embargo] tivesse continuidade, poderia haver impacto na avicultura do nosso Estado. Mas isso não chegou a ocorrer, porque durante esse período, essa produção sul-mato-grossense foi realocada para outros mercados”, comentou Jaime.
O chefe da Semadesc continua dizendo que “essa situação mostra que a gripe aviária está presente hoje na economia brasileira. São mais de 103 casos, nenhum deles em rebanho comercial, isso é importante destacar. Até o momento, existe uma eficiência das autoridades sanitárias brasileiras de debelar esses casos de uma maneira muito rápida e de uma maneira muito transparente”.
Foto: Leo Drumont/Editora Globo
Você também pode gostar de ler
Trabalhadores dos Correios estão em greve por tempo indeterminado
Paralisação teve início às 22h de quinta-feira (10)
Publicado em 11/09/2026 às 17:13 - Atualizado em 11/09/2026 às 17:28 - Por Camila Borges
Caixa pode iniciar greve nesta quinta-feira; decisão atinge MS
Bancários rejeitaram proposta e aprovaram paralisação por tempo indeterminado; BB e bancos privados fecharam acordos em MS
Publicado em 09/09/2026 às 10:47 - Atualizado em 09/09/2026 às 10:54 - Por Gabi Ferreira
Correios acumulam rombo bilionário, levam impasse ao TST e pressionam União por novos bilhões
Estatal registrou prejuízo de R$ 5,5 bilhões no primeiro semestre de 2026, tenta destravar acordo coletivo com trabalhadores
Publicado em 09/09/2026 às 08:36 - Atualizado em 09/09/2026 às 08:43 - Por Gabi Ferreira
MP da taxa das blusinhas é aprovada na Câmara e vai ao Senado
Texto isenta compras internacionais de até 50 dólares
Publicado em 03/09/2026 às 17:39 - Atualizado em 04/09/2026 às 13:16 - Por Camila Borges
Pé-de-Meia: nascidos em maio e junho recebem parcela nesta quarta
Programa beneficia estudantes da rede pública inscritos no CadÚnico
Publicado em 26/08/2026 às 16:42 - Atualizado em 26/08/2026 às 17:15 - Por Camila Borges
Leilão de produtos das Casas Bahia acende alerta para golpes com pagamentos via Pix
Venda de estoques reúne eletrônicos e eletrodomésticos, mas especialistas alertam para páginas falsas e riscos de transferências fraudulentas
Publicado em 20/08/2026 às 16:00 - Atualizado em 20/08/2026 às 16:07 - Por Camila Borges
El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil
Ministério da Saúde recomenda intensificar ações de prevenção
Publicado em 23/07/2026 às 14:54 - Atualizado em 23/07/2026 às 14:59 - Por Camila Borges
Conselho eleva de 30% para 32% teor de etanol na gasolina por 180 dias
Brasil deixará de importar 900 milhões de litros de gasolina por ano
Publicado em 15/07/2026 às 10:56 - Atualizado em 15/07/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Aplicativo do Bolsa Família tem novas funcionalidades a partir de hoje
Usuário terá mais informações e acessibilidade
Publicado em 18/05/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira