MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Jamilson Name

Procurador cita condenação por lavagem de dinheiro e organização criminosa em ação da Operação Omertà

Imagem de compartilhamento para o artigo MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Jamilson Name da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro de candidatura à reeleição do deputado estadual Jamilson Name (PP). O pedido foi apresentado no domingo (16) pelo procurador-geral eleitoral de Mato Grosso do Sul, Silvio Pettengil Filho, e será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

Jamilson foi condenado em fevereiro de 2025 a oito anos de prisão, em regime semiaberto, por envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro relacionado ao jogo do bicho. A decisão ainda é alvo de recurso.

Na petição, o procurador cita as investigações da Operação Omertà, conduzida pelo Ministério Público Estadual, que apontaram Jamilson como integrante e, segundo a acusação, líder de uma organização criminosa ligada à exploração do jogo do bicho após a prisão do pai, Jamil Name, e do irmão, Jamil Name Filho.

Segundo Pettengil, o pedido não busca antecipar a condenação criminal nem afastar a presunção de inocência, mas proteger o processo eleitoral da eventual influência de organizações criminosas.

O procurador sustenta que as provas reunidas na Operação Omertà demonstrariam a participação de Jamilson no grupo e, por isso, impediriam o deferimento do registro de candidatura.

Além disso, o Ministério Público Eleitoral cita uma denúncia apresentada por um eleitor sobre as certidões criminais apresentadas pelo candidato. Segundo a representação, os documentos não fariam menção à condenação de 2025, motivo pelo qual o caso também deverá ser esclarecido.

O processo de registro de candidatura foi distribuído ao vice-presidente e corregedor-geral do TRE-MS, desembargador Sérgio Fernandes Martins.

O prazo previsto pela Justiça Eleitoral para julgamento dos registros de candidatura termina em 14 de setembro.

Fonte: Jornal MS Todo Dia 

Você também pode gostar de ler

00:00 / 00:00