Quinta-feira (20) será marcada por uma mudança nas condições do tempo em Mato Grosso do Sul. Depois de dias de calor intenso e baixa umidade, uma massa de ar frio começa a avançar sobre o Estado, provocando queda gradual nas temperaturas.
A mudança será sentida principalmente nas regiões Sul, Grande Dourados e Cone-Sul, onde os termômetros devem começar a baixar. No norte e no Bolsão, incluindo Costa Rica, Chapadão do Sul, Figueirão, Paraíso das Águas e Alcinópolis, o calor ainda aparece durante o dia, mas a tendência é de redução das temperaturas nos próximos dias.
A chegada do ar frio ocorre após uma sequência de dias de calor e tempo seco, com máximas acima dos 35°C em municípios do norte e Bolsão. A previsão de mudança também é acompanhada por expectativa de queda mais acentuada nos termômetros durante o fim de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acompanha o avanço da massa de ar frio sobre o Centro-Oeste. A previsão indica que o sistema deve ganhar força sobre Mato Grosso do Sul nos próximos dias.
Previsão na região
Costa Rica: sol entre nuvens, com calor durante o dia e tendência de queda nas temperaturas.
Chapadão do Sul: tempo firme, com temperaturas ainda elevadas durante o dia e resfriamento gradual nos próximos dias.
Figueirão: predomínio de sol e calor, com mudança gradual provocada pelo avanço do ar frio.
Paraíso das Águas: tempo seco e quente durante o dia, com tendência de queda das temperaturas.
Alcinópolis: sol e calor, mas com redução gradual dos termômetros com o avanço da massa de ar frio.
A orientação é manter a hidratação e os cuidados com a baixa umidade enquanto o calor persistir. A tendência, porém, é de uma mudança significativa no padrão do tempo em Mato Grosso do Sul a partir da chegada do ar frio.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Chuva e temperaturas mais amenas marcam sexta-feira em Cassilândia, Costa Rica, Chapadão do Sul e Pedro Gomes
A previsão aponta possibilidade de precipitação em diferentes pontos da região
Publicado em 02/10/2026 às 06:33 - Atualizado em 02/10/2026 às 06:40 - Por Gabi Ferreira
De rachar mamona: Calor pode chegar a 40ºC em Pedro Gomes, Costa Rica, Paraíso das Águas e região; veja
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para baixa umidade nas cidades das regiões
Publicado em 29/09/2026 às 06:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 07:03 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica, Chapadão do Sul e Coxim têm dia de calor intenso nesta segunda-feira
Região Norte e Bolsão de Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas elevadas e baixa umidade do ar
Publicado em 28/09/2026 às 06:34 - Atualizado em 28/09/2026 às 06:46 - Por Gabi Ferreira
Calor dispara em Costa Rica e Figueirão neste sábado; termômetros podem chegar perto dos 40°C
Chapadão do Sul terá sol e máxima de 34°C, enquanto Cassilândia pode atingir 37°C; Camapuã e Alcinópolis também entram em sábado de calor intenso e baixa umidade
Publicado em 26/09/2026 às 09:26 - Por Renan Carrijo
Calor intenso já começa a dar as caras e Figueirão atinge 41°C nesta sexta; Costa Rica e Chapadão do Sul marcam até 37ºC
Mato Grosso do Sul entra com alerta extremo para onda de calor a partir desse sábado
Publicado em 25/09/2026 às 06:32 - Atualizado em 25/09/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
MS inteiro entra em alerta vermelho para onda de calor a partir de sábado; Costa Rica chega a 42ºC
De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar 5°C ou mais acima da média climatológica por pelo menos cinco dias consecutivos
Publicado em 24/09/2026 às 15:08 - Atualizado em 24/09/2026 às 15:09 - Por Gabi Ferreira
Chuva perde força, mas ainda pode atingir Costa Rica e região nesta quarta
Previsão indica instabilidade e temperaturas ficam mais amenas após a mudança no tempo
Publicado em 23/09/2026 às 06:39 - Atualizado em 23/09/2026 às 07:06 - Por Gabi Ferreira