Mudança no tempo marca esta sexta-feira (20) em Mato Grosso do Sul com o avanço de uma massa de ar frio sobre o Estado. Depois de uma sequência de dias de calor intenso e baixa umidade, a frente fria deve provocar queda nas temperaturas e aumentar a nebulosidade em diferentes regiões.
No norte e no Bolsão, a influência do sistema deve ser mais gradual. Municípios como Costa Rica, Chapadão do Sul, Figueirão, Alcinópolis e Paraíso das Águas ainda podem registrar temperaturas mais elevadas durante o dia, mas a tendência é de queda progressiva nos termômetros.
A frente fria está associada a um sistema de baixa pressão que avança pelo Centro-Sul do país. Em Mato Grosso do Sul, o sistema favorece aumento dos ventos, ocorrência de chuva em pontos do Estado e posterior entrada de ar mais frio.
Confira a Temperaturas na região
- Chapadão do Sul: 16°C a 27°C
- Costa Rica: 17°C a 29°C
- Figueirão: 17°C a 29°C
- Paraíso das Águas: 17°C a 29°C
- Alcinópolis: 18°C a 31°C
- Cassilândia: 18°C a 30°C
Frio ganha força no fim de semana
A mudança deve ficar ainda mais evidente a partir de sábado (22), quando o ar seco e frio ganha força sobre Mato Grosso do Sul. A previsão é de tempo mais firme e temperaturas mais baixas, principalmente nas regiões centro-sul.
A chegada da massa de ar polar encerra, pelo menos temporariamente, o período de calor intenso registrado nos últimos dias e deve provocar uma diferença significativa entre as temperaturas da semana.
Para a população, a mudança exige atenção principalmente com a queda brusca dos termômetros e com a combinação de chuva e vento durante a passagem da frente fria.
Você também pode gostar de ler
Chuva e temperaturas mais amenas marcam sexta-feira em Cassilândia, Costa Rica, Chapadão do Sul e Pedro Gomes
A previsão aponta possibilidade de precipitação em diferentes pontos da região
Publicado em 02/10/2026 às 06:33 - Atualizado em 02/10/2026 às 06:40 - Por Gabi Ferreira
De rachar mamona: Calor pode chegar a 40ºC em Pedro Gomes, Costa Rica, Paraíso das Águas e região; veja
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para baixa umidade nas cidades das regiões
Publicado em 29/09/2026 às 06:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 07:03 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica, Chapadão do Sul e Coxim têm dia de calor intenso nesta segunda-feira
Região Norte e Bolsão de Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas elevadas e baixa umidade do ar
Publicado em 28/09/2026 às 06:34 - Atualizado em 28/09/2026 às 06:46 - Por Gabi Ferreira
Calor dispara em Costa Rica e Figueirão neste sábado; termômetros podem chegar perto dos 40°C
Chapadão do Sul terá sol e máxima de 34°C, enquanto Cassilândia pode atingir 37°C; Camapuã e Alcinópolis também entram em sábado de calor intenso e baixa umidade
Publicado em 26/09/2026 às 09:26 - Por Renan Carrijo
Calor intenso já começa a dar as caras e Figueirão atinge 41°C nesta sexta; Costa Rica e Chapadão do Sul marcam até 37ºC
Mato Grosso do Sul entra com alerta extremo para onda de calor a partir desse sábado
Publicado em 25/09/2026 às 06:32 - Atualizado em 25/09/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
MS inteiro entra em alerta vermelho para onda de calor a partir de sábado; Costa Rica chega a 42ºC
De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar 5°C ou mais acima da média climatológica por pelo menos cinco dias consecutivos
Publicado em 24/09/2026 às 15:08 - Atualizado em 24/09/2026 às 15:09 - Por Gabi Ferreira
Chuva perde força, mas ainda pode atingir Costa Rica e região nesta quarta
Previsão indica instabilidade e temperaturas ficam mais amenas após a mudança no tempo
Publicado em 23/09/2026 às 06:39 - Atualizado em 23/09/2026 às 07:06 - Por Gabi Ferreira