Há 50 anos atuando no setor de alimentação em Campo Grande, o empresário José Thomaz Filho acompanhou diferentes ciclos da economia e os desafios enfrentados pelo comércio. Entre os períodos mais difíceis, ele cita a pandemia, quando empresas e trabalhadores foram pressionados e o setor produtivo precisou ampliar o diálogo com o poder público em busca de alternativas.
Segundo José Thomaz, foi nesse período que começou sua aproximação com Eduardo Riedel, então integrante da gestão estadual e atualmente governador de Mato Grosso do Sul e candidato à reeleição pelo Progressistas.
“Desde a pandemia fomos muito bem recebidos pelo Riedel, na época secretário, e depois todas as pautas e reivindicações que fizemos fomos ouvidos e muitas atendidas. Tivemos incentivos e apoio quando precisamos. Esperamos que dê continuidade neste trabalho que está bem executado”, afirmou.
O depoimento integrou uma série de manifestações de representantes do comércio, indústria, serviços e agronegócio que se reuniram na segunda-feira (24), em Campo Grande, para declarar apoio à candidatura de Riedel à reeleição.
O encontro reuniu empresários, produtores rurais e dirigentes de entidades, que atribuíram o apoio à relação construída com o Governo do Estado ao longo dos últimos anos. Entre os pontos citados estiveram incentivos fiscais, apoio a pequenos e médios empresários, medidas voltadas ao comércio e programas de fortalecimento da produção rural.
Também participaram da reunião a senadora Tereza Cristina (Progressistas), os candidatos ao Senado Reinaldo Azambuja (PL) e Capitão Contar (PL), além do senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL).
Confiança para investir
Ao agradecer as manifestações de apoio, Riedel afirmou que os resultados apresentados pelo Estado são consequência de uma estratégia baseada em planejamento, organização administrativa e aproximação com o setor privado.
“Muito trabalho, definição clara de onde queremos chegar, com planejamento. Um Estado enxuto na sua estrutura administrativa, que trata bem quem investe, que busca o tempo todo ser um facilitador de quem emprega e empreende, parceiro da agenda produtiva”, declarou.
O governador também destacou que o crescimento econômico precisa ser acompanhado por políticas públicas capazes de ampliar as oportunidades para a população. Entre elas, citou a qualificação profissional.
“Para isto promovemos a qualificação dos trabalhadores e dos alunos da rede estadual, tanto que 51% dos alunos do ensino médio fazem cursos técnicos em 92 modalidades. Este é o diferencial do nosso crescimento”, afirmou.
Riedel relacionou ainda educação, emprego e desenvolvimento social, atribuindo à iniciativa privada papel central na geração de renda e ao poder público a responsabilidade de criar condições para que esse crescimento alcance a população.
“Quem faz o desenvolvimento social são vocês, com geração de empregos e renda para população. Junto a isso temos a educação, que é o pilar central do desenvolvimento do Estado”, disse.
Para o setor rural, o governador afirmou que pretende manter programas de incentivo voltados aos diferentes segmentos do campo, além de investimentos em infraestrutura e ações de defesa da propriedade privada.
Na avaliação de Riedel, a relação construída entre governo e setor produtivo também contribuiu para fortalecer a confiança necessária à atração de investimentos.
“Tem uma palavra-chave que a gente conquistou aqui no Estado. Capital não vai onde não tem confiança, aqui nós temos”, declarou.
Produtores destacam investimentos em estradas
Entre os produtores rurais presentes ao encontro, a infraestrutura foi apontada como uma das áreas de maior impacto para o setor.
O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, afirmou que o conhecimento de Riedel sobre a atividade produtiva facilita a interlocução entre produtores e Governo do Estado.
“O nosso governador é uma pessoa que conhece o setor produtivo profundamente. Não tem pauta que entra em discussão que ele já não saiba. Fácil ter um gestor que entende nossos anseios, sabe onde investir. Alegria que ele colocou seu nome à disposição para os próximos quatro”, afirmou.
O produtor rural Pompilho Júnior, que atua na região de fronteira, também destacou a experiência do governador com o setor e os investimentos em infraestrutura.
“O governador sempre foi parceiro do setor, até porque conhece bem, já foi presidente de sindicato rural e da Famasul. Sabe o que o homem do campo precisa, principalmente na área de infraestrutura, como nas estradas para escoamento da produção. Cada vez tem mais estradas e rodovias asfaltadas”, declarou.
Para os produtores, a melhoria da infraestrutura reduz dificuldades no transporte de mercadorias e insumos e contribui para o escoamento da produção.
O presidente da Faems, Alfredo Zamlutti, também declarou apoio à candidatura de Riedel e afirmou acompanhar a realidade econômica dos municípios do Estado.
“Mato Grosso do Sul está fazendo o papel dele. Viajo o Estado o tempo inteiro, tenho associações em todos os municípios. Vejo com muita satisfação a campanha do governador e tenho certeza que seremos vitoriosos”, disse.
Comércio reforça apoio
Representantes do comércio também destacaram a abertura de canais de diálogo com o Governo do Estado.
O empresário Antônio Dalavale, do setor de distribuição de bebidas, afirmou que as demandas do segmento encontraram espaço de interlocução durante a gestão.
“Sempre esteve junto do setor, lado a lado nas demandas, sempre nos atendendo na medida do possível e está conduzindo muito bem o Estado. Estamos ao lado dele sem dúvida”, afirmou.
A manifestação se soma à experiência relatada por José Thomaz Filho, que, após cinco décadas no setor de alimentação, destacou a importância de ter espaço para apresentar reivindicações e buscar soluções durante períodos de dificuldade.
O senador Rogério Marinho também elogiou a administração estadual e afirmou acreditar na continuidade de Riedel à frente do Executivo sul-mato-grossense.
“Ele tem feito um extraordinário trabalho à frente de Mato Grosso do Sul. Ele vai ser reeleito governador, pelo reconhecimento da população. Ao exercer sua atividade mostrou que, apesar do parâmetro estar elevado, o sarrafo mais alto, ele conseguiu ultrapassar. Reinaldo fez muito e Riedel está fazendo mais”, afirmou.
Para os representantes do setor produtivo presentes no encontro, a expectativa é pela continuidade de políticas voltadas a incentivos, qualificação profissional, infraestrutura e diálogo com empresários e produtores. Para José Thomaz, que acompanha há meio século as transformações do comércio de Campo Grande, a relação com o poder público também passa pela possibilidade de manter canais abertos para discutir dificuldades e apresentar novas demandas.
Você também pode gostar de ler
Câmara de Paraíso das Águas aprova projeto que cria Sistema Municipal de Ensino
Projeto de autoria do Executivo foi aprovado em segunda votação e por unanimidade durante a 28ª Sessão Ordinária
Publicado em 25/08/2026 às 16:37 - Atualizado em 25/08/2026 às 17:07 - Por Camila Borges
Reinaldo Azambuja promete ampliar recursos para MS caso eleito senador
Ex-governador cita investimentos em saúde, educação, infraestrutura, habitação e segurança durante os oito anos de gestão estadual
Publicado em 25/08/2026 às 16:11 - Atualizado em 25/08/2026 às 16:14 - Por Camila Borges
Gerson Claro retoma com PRF discussão sobre segurança na BR-163 em MS
Deputado estadual reforçou pedido por radares e medidas de controle de velocidade em trecho de Bandeirantes e destacou riscos nos perímetros urbanos da rodovia
Publicado em 25/08/2026 às 13:20 - Atualizado em 25/08/2026 às 13:21 - Por Camila Borges
Riedel anuncia recuperação do Morenão com R$ 17 milhões
Estádio será revitalizado após transferência da gestão da UFMS para o Governo de MS
Publicado em 25/08/2026 às 07:41 - Atualizado em 25/08/2026 às 07:42 - Por Gabi Ferreira
Gerson Claro atribui crescimento de Mato Grosso do Sul à maturidade política e união entre instituições
Presidente da Assembleia e candidato à reeleição afirma que alinhamento institucional aumentou a confiança de investidores e ajudou a diversificar a economia estadual
Publicado em 24/08/2026 às 15:39 - Atualizado em 24/08/2026 às 15:49 - Por Camila Borges
Riedel amplia ações de prevenção, e Mato Grosso do Sul registra menor taxa de gravidez na adolescência em 10 anos
Participação de mães adolescentes nos nascimentos caiu de 14,92% em 2022 para 12,65% em 2025, mas 171 nascimentos entre meninas menores de 15 anos ainda acendem alerta
Publicado em 24/08/2026 às 13:38 - Atualizado em 24/08/2026 às 14:29 - Por Camila Borges
Câmara de Chapadão do Sul apresenta novas indicações e projetos na sessão de segunda-feira
Vereadores devem discutir demandas nas áreas de saúde, infraestrutura, segurança, meio ambiente, educação e valorização do esporte
Publicado em 21/08/2026 às 16:21 - Atualizado em 21/08/2026 às 16:24 - Por Camila Borges
Em Três Lagoas, Reinaldo Azambuja defende retomada da Malha Oeste e duplicação da BR-262
Candidato ao Senado também participou da Festa do Folclore e destacou a importância de investimentos em infraestrutura, saúde e apoio ao terceiro setor
Publicado em 21/08/2026 às 13:54 - Atualizado em 21/08/2026 às 14:05 - Por Camila Borges
Agro 5.0: plano de Riedel prevê recuperação de áreas degradadas, tecnologia e apoio à agricultura familiar
Documento para o período 2027–2030 reúne propostas de tecnologia, recuperação de áreas degradadas, irrigação, financiamento e fortalecimento da agricultura familiar
Publicado em 20/08/2026 às 16:31 - Atualizado em 20/08/2026 às 16:54 - Por Camila Borges
Ivan Xixi e Marquinhos do Pouso Alto reforçam apoio à reeleição de Riedel em encontro político
Lideranças de Paraíso das Águas participaram de mobilização em Campo Grande que reuniu prefeitos, parlamentares e representantes de diferentes municípios de Mato Grosso do Sul
Publicado em 20/08/2026 às 15:06 - Atualizado em 20/08/2026 às 15:34 - Por Camila Borges