A senadora Soraya Thronicke (PSB) avançou na corrida pelo Senado em Mato Grosso do Sul e aparece na terceira colocação na pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (25), encomendada pela TV Morena. No cenário que considera conjuntamente as escolhas dos eleitores para as duas vagas em disputa, Soraya alcança 11% das intenções de voto.
O levantamento mostra Reinaldo Azambuja (PL) na liderança, com 22%, seguido por Capitão Contar (PL), com 15%. Soraya aparece logo depois, com 11%, à frente de Vander Loubet (PT), que registra 9%.
Na sequência estão Roberto Oshiro (NOVO) e Beto do Movimento (PSOL), ambos com 3%; Daniel Junior (Agir), com 2%; Valter da Comagran (PRD) e Luiz Lemes (DC), com 1% cada. Valderi Garcia (PCO) aparece com 0%.
Os números colocam Soraya entre os três principais nomes da disputa pelas duas cadeiras do Senado que serão renovadas por Mato Grosso do Sul nas eleições de 4 de outubro.
Soraya também aparece competitiva na segunda escolha
O levantamento da Quaest também separou as respostas dos eleitores entre a primeira e a segunda escolha para o Senado.
Na disputa pela primeira vaga, Reinaldo Azambuja aparece com 31%, seguido por Capitão Contar, com 17%. Soraya ocupa novamente a terceira posição, com 10%, enquanto Vander Loubet registra 9%.
O cenário fica ainda mais equilibrado quando são consideradas apenas as intenções de voto para a segunda vaga.
Reinaldo Azambuja e Capitão Contar aparecem empatados numericamente com 13% cada, enquanto Soraya alcança 12%, apenas um ponto percentual atrás dos dois primeiros colocados. Vander Loubet aparece com 8%.
Esse resultado coloca a senadora diretamente no grupo que disputa as duas cadeiras disponíveis e mostra uma distância pequena entre os três primeiros na escolha do eleitor para a segunda vaga.
Cenário ainda permite movimentações
Outro dado importante da pesquisa mostra que a disputa pelo Senado ainda está aberta.
Segundo a Quaest, 55% dos eleitores entrevistados afirmaram que ainda podem mudar de voto até as eleições, enquanto 45% disseram que a escolha atual é definitiva.
No resultado que combina as escolhas para as duas vagas, 21% dos entrevistados ainda estão indecisos e 12% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não pretendem votar.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente os nomes dos candidatos, o percentual de indecisos chega a 86%.
Nesse cenário, Capitão Contar e Reinaldo Azambuja aparecem com 4% cada, Vander Loubet tem 2% e Soraya registra 1%.
A quantidade de eleitores que ainda não definiu espontaneamente seus candidatos, somada aos 55% que admitem poder mudar o voto, indica espaço para movimentações durante a campanha.
Articulação política ganha força no interior
Paralelamente ao desempenho nas pesquisas, Soraya vem ampliando sua articulação política em Mato Grosso do Sul e buscando fortalecer sua presença nos municípios.
A senadora tem recebido manifestações de apoio de lideranças municipais e intensificado agendas pelo interior do Estado, movimento considerado estratégico em uma eleição para o Senado, na qual a capilaridade regional pode exercer papel importante na definição das duas vagas.
Durante o mandato, Soraya também tem utilizado como uma das principais bandeiras políticas os investimentos destinados a Mato Grosso do Sul.
Segundo informações divulgadas pela própria senadora, mais de R$ 4 bilhões em investimentos foram viabilizados para Mato Grosso do Sul durante sua atuação parlamentar, contemplando municípios e diferentes setores da administração pública.
Os recursos destinados ao Estado e a aproximação com gestores municipais fazem parte da estratégia de Soraya para consolidar apoio político e ampliar sua presença eleitoral nas diferentes regiões sul-mato-grossenses.
Eleitor terá direito a dois votos para senador
A eleição deste ano apresenta uma característica diferente da disputa realizada em 2022.
Em 2026 serão eleitos dois senadores por Mato Grosso do Sul, assim como ocorrerá nos demais estados e no Distrito Federal, renovando 54 das 81 cadeiras existentes no Senado Federal.
Por isso, cada eleitor poderá votar em dois candidatos diferentes para senador. Não será possível escolher o mesmo candidato duas vezes.
Essa dinâmica também explica a metodologia apresentada pela Quaest. Na pesquisa estimulada, os entrevistados responderam duas vezes: primeiro indicaram o candidato escolhido para uma das vagas e, posteriormente, apontaram sua preferência para a segunda cadeira.
Na combinação dos votos totais, que mantém proporcionalmente as escolhas para as duas vagas, o levantamento apresenta o seguinte cenário: Reinaldo Azambuja, 22%; Capitão Contar, 15%; Soraya Thronicke, 11%; e Vander Loubet, 9%, entre os quatro primeiros colocados.
Quaest ouviu 804 eleitores
A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Morena e ouviu 804 pessoas com 16 anos ou mais em Mato Grosso do Sul, entre os dias 21 e 24 de agosto.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.
O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números MS-00793/2026 e BR-04312/2026.
Com a eleição marcada para 4 de outubro, a nova pesquisa coloca Soraya Thronicke na terceira posição no cenário combinado da disputa pelo Senado e mostra uma corrida ainda aberta, especialmente diante do percentual de eleitores que afirmam que podem mudar suas escolhas até o dia da votação.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia / Tv Morena
Foto: Reprodução
Você também pode gostar de ler
Rose Modesto recebe apoio do prefeito Réus Fornari e de vereadores durante agenda em Rio Verde
Candidata a deputada federal defendeu a captação e fiscalização de recursos públicos e apontou indústria, comércio e turismo como caminhos para ampliar o desenvolvimento da cidade
Publicado em 25/08/2026 às 08:25 - Por Gabi Ferreira
Rose Modesto abre campanha no interior com apoio do prefeito de São Gabriel do Oeste
Em encontro com moradores e lideranças, candidata a deputada federal defendeu o combate à violência contra a mulher e a construção de parcerias para o município
Publicado em 24/08/2026 às 19:05 - Atualizado em 24/08/2026 às 19:10 - Por Renan Carrijo
Riedel aposta em inteligência para avançar na segurança de MS
Queda nos roubos e homicídios é acompanhada de novas estratégias para enfrentar furtos e violência contra mulheres
Publicado em 21/08/2026 às 08:11 - Atualizado em 21/08/2026 às 08:16 - Por Gabi Ferreira
15 candidatos de MS mudam autodeclaração racial entre eleições; veja
Levantamento com dados do TSE mostra alterações entre branco, pardo, preto e amarelo; mudança pode afetar regras de financiamento
Publicado em 20/08/2026 às 10:18 - Atualizado em 20/08/2026 às 10:21 - Por Gabi Ferreira
Sem incentivos fiscais, Riedel aposta em produtividade para MS
Plano de governo prevê adaptação à reforma tributária e novas estratégias para manter Estado atrativo a investimentos
Publicado em 20/08/2026 às 09:36 - Atualizado em 20/08/2026 às 09:40 - Por Gabi Ferreira
Gerson Claro defende saúde, empregos e educação durante encontro com a população
Deputado afirmou que política deve priorizar serviços públicos e geração de oportunidades
Publicado em 20/08/2026 às 07:51 - Atualizado em 20/08/2026 às 08:09 - Por Gabi Ferreira
Disputa por vaga de deputado federal cai em MS
Estado terá 122 candidatos para oito cadeiras na Câmara; número é o menor desde 2014 e reduz concorrência para 15,25 nomes por vaga
Publicado em 19/08/2026 às 10:11 - Atualizado em 19/08/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Soraya Thronicke oficializa candidatura ao Senado e une PSB e PT em grande ato político em Campo Grande
Bruno Migueis e Sandra Cassone foram oficializados como suplentes; senadora defendeu união, democracia e campanha sem fake news.
Publicado em 26/07/2026 às 13:26 - Atualizado em 26/07/2026 às 13:38 - Por Renan Carrijo