Cassilândia registra umidade baixa e atinge nível parecido com de deserto

Município marcou apenas 20% de umidade no domingo; Costa Rica, Chapadão do Sul e Paranaíba também tiveram índices críticos

Imagem de compartilhamento para o artigo Cassilândia registra umidade baixa e atinge nível parecido com de deserto da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Cassilândia registrou uma das situações mais críticas de tempo seco em Mato Grosso do Sul neste domingo (30), com a umidade relativa do ar chegando a apenas 20%. O índice é considerado muito baixo e se aproxima de níveis observados em regiões de clima desértico.

Além do ar seco, o calor também foi intenso na região. Paranaíba chegou a 39,2°C, enquanto Chapadão do Sul registrou mínima de umidade de 21%. Em Costa Rica, o índice caiu para 23%.

Os dados são do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec). Em todo o Estado, o calor se aproximou dos 40°C. A maior temperatura do domingo foi registrada em Água Clara, com 39,8°C.

No Pantanal, Corumbá teve registros de 39,5°C, 39,3°C e 39,2°C em diferentes estações meteorológicas. Nhumirim e Pedro Gomes também chegaram a 39,2°C, enquanto Três Lagoas marcou 38,9°C. Em Campo Grande, a máxima foi de 35,6°C.

Alerta para tempo seco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém avisos para baixa umidade em Mato Grosso do Sul, incluindo áreas sob alerta de perigo potencial. Parte da região norte do Estado está em uma faixa de alerta mais elevado.

A combinação de calor intenso e umidade muito baixa aumenta o risco de desidratação, ressecamento das vias respiratórias e desconforto, além de deixar a vegetação mais seca e favorecer a ocorrência e propagação de incêndios.

A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e redobrar os cuidados em atividades ao ar livre.


Você também pode gostar de ler

00:00 / 00:00