Aos 26 anos, Cleysla Marques Galindo decidiu deixar o emprego formal e investir em um projeto próprio. Moradora do bairro Tijuca, em Campo Grande, ela passou a trabalhar como designer de unhas e também com a venda de cestas presenteáveis.
A mudança ganhou força depois que Cleysla participou de um curso gratuito de Ferramentas de Marketing Digital oferecido pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com o Senac. Com o aprendizado, passou a utilizar estratégias de divulgação, produção de vídeos e tráfego pago para conquistar clientes pelas redes sociais.
“Esse curso foi essencial para que eu conseguisse trabalhar para mim mesma”, contou.
A trajetória acompanha um movimento de crescimento da participação feminina no mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul. Entre 2015 e 2025, a força de trabalho formada por mulheres aumentou 20,5% no Estado, enquanto entre os homens o crescimento foi de 10,3%. A participação feminina chegou a 57,2%.
Apesar do avanço, as diferenças permanecem. As mulheres ainda enfrentam desigualdade salarial, menor presença em cargos de liderança e maior responsabilidade com as tarefas domésticas. Elas dedicam, em média, 21,4 horas semanais aos cuidados da casa, quase o dobro das 11 horas registradas entre os homens.
Cursos buscam aproximar mulheres das vagas
Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul ampliou programas de qualificação profissional e empreendedorismo voltados ao público feminino.
Entre as iniciativas estão o Programa Mulheres Mil, o MS Qualifica Digital, cursos realizados em parceria com o Sebrae e ações de encaminhamento de trabalhadoras para vagas pela Funtrab.
Em 2025, Mato Grosso do Sul encerrou o ano com saldo positivo de 19.756 empregos formais. Apesar disso, as mulheres continuam concentradas principalmente no setor de serviços, responsável por 65% da ocupação feminina, seguido pelo comércio e pela indústria.
Uma das propostas da atual gestão estadual é aproximar ainda mais os cursos das necessidades reais das empresas.
Segundo a economista Daniela Teixeira, não basta oferecer formação sem considerar a demanda existente no mercado.
“A qualificação precisa estar ligada às vagas reais e conectada ao contexto e às expectativas do empregador”, afirmou.
Empreendedorismo cresce entre mulheres
O empreendedorismo também se tornou uma alternativa para quem busca mais flexibilidade e autonomia financeira.
Em Mato Grosso do Sul, 171.825 empresas são comandadas por mulheres, número equivalente a 44,9% dos negócios do Estado.
Entre março de 2025 e fevereiro deste ano, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cidadania e o Sebrae promoveu ações de empreendedorismo e inclusão produtiva em 19 municípios, incluindo mulheres indígenas, quilombolas e mães de pessoas com deficiência.
O acesso ao crédito também passou por mudanças. Em março de 2026, foram ampliadas as condições do FCO Mulheres Empreendedoras, permitindo o acesso de empresas administradas ou dirigidas por mulheres, além daquelas em que elas possuem a maioria do capital.
Para Cleysla, a capacitação ajudou a transformar um desejo antigo em fonte de renda.
“Saí da loja, comecei a empreender e não parei mais. Hoje consigo trabalhar 100% para mim mesma.”
Você também pode gostar de ler
Senado aprova fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho
Decisão é vista como maior vitória de trabalhadores desde Constituinte
Publicado em 15/10/2026 às 09:44 - Atualizado em 15/10/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira
Câmara de Paraíso das Águas aprova título de Utilidade Pública para comunidade terapêutica e desconto na taxa de esgoto
Sessão ordinária desta segunda-feira também garantiu crédito especial para servidores e iniciou a análise do orçamento municipal para o próximo ano
Publicado em 06/10/2026 às 16:33 - Atualizado em 06/10/2026 às 16:34 - Por Grazi Almeida
Costelada da Integração passa a integrar Calendário Oficial de MS por projeto do deputado Gerson Claro
Apresentada pelo presidente da ALEMS, lei reconhece a importância cultural, econômica e turística da tradicional festividade realizada em Sidrolândia
Publicado em 06/10/2026 às 14:43 - Por Grazi Almeida
Câmara de Paraíso das Águas vota redução de tarifa de fossa séptica e orçamento municipal nesta segunda
Ordem do Dia pauta o reconhecimento de utilidade pública da comunidade terapêutica COTENEC e crédito suplementar para servidores
Publicado em 02/10/2026 às 15:20 - Atualizado em 02/10/2026 às 17:37 - Por Grazi Almeida
Rose Modesto defende trajetória política e capacidade de articulação em Brasília
Candidata à Câmara dos Deputados citou passagens pela Sudeco, Vice-Governo e Congresso Nacional ao destacar preparo para representar Mato Grosso do Sul
Publicado em 30/09/2026 às 19:39 - Atualizado em 30/09/2026 às 19:40 - Por Grazi Almeida