Sexta-feira (18) será de mudança no tempo em Mato Grosso do Sul. Depois de dias de calor intenso, a previsão indica aumento da instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas e temporais em diferentes pontos do Estado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mato Grosso do Sul deve registrar forte instabilidade ao longo do dia, com possibilidade de chuva e trovoadas. O instituto também emitiu aviso de perigo potencial para tempestades, com previsão de volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.
Em Costa Rica, Alcinópolis, Figueirão, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paraíso das Águas e Pedro Gomes entram no cenário de atenção para a mudança nas condições do tempo.
Em Costa Rica, a previsão indica máxima de cerca de 35°C, com aumento de nebulosidade. Já Alcinópolis pode chegar aos 38°C, enquanto Figueirão deve atingir 35°C, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas principalmente durante a tarde e à noite.
Em Cassilândia, os termômetros podem variar entre 19°C e 35°C, com sol e aumento de nuvens durante a tarde. A previsão aponta possibilidade de mudança nas condições ao longo do dia.
O cenário também chama atenção para a combinação de calor e umidade, que favorece a formação de áreas de instabilidade. O INMET destaca que a mudança no padrão atmosférico deve aumentar as condições para chuva em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira.
A recomendação durante temporais é evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores ou estruturas metálicas e retirar aparelhos eletrônicos da tomada em caso de risco de descargas elétricas.
Você também pode gostar de ler
Quinta-feira terá calor de até 38°C e alerta de tempestade em Costa Rica, Alcinópolis, Cassilândia e região
Temperaturas seguem em elevação, enquanto INMET prevê chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo a partir de sexta-feira
Publicado em 17/09/2026 às 06:34 - Atualizado em 17/09/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
Máximas não passam dos 32ºC e chuva pode aparecer a qualquer momento nesta terça-feira em Figueirão e Alcinópolis
Temperaturas devem variar entre manhãs mais amenas e tardes quentes, com possibilidade de pancadas isoladas em alguns municípios
Publicado em 15/09/2026 às 06:37 - Atualizado em 15/09/2026 às 07:02 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e Chapadão do Sul têm mudança no tempo nesta segunda-feira
Costa Rica, Chapadão do Sul, Figueirão, Alcinópolis, Selvíria e Pedro Gomes terão variação de nebulosidade, calor e possibilidade de chuva em pontos da região
Publicado em 14/09/2026 às 06:41 - Atualizado em 14/09/2026 às 06:42 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica terá sábado de calor e muitas nuvens, com máxima de 33°C
Previsão para este sábado (12) indica tempo seco, nenhuma chance de chuva e umidade do ar podendo cair para 34%
Publicado em 12/09/2026 às 07:16 - Atualizado em 12/09/2026 às 07:17 - Por Camila Borges
Prepare o guarda-chuva: quarta terá calor de 35ºC e chuva em Paraíso das Águas e Alcinópolis
Temperaturas sobem ao longo do dia, mas pancadas com trovoadas podem ocorrer principalmente à tarde e à noite
Publicado em 09/09/2026 às 06:30 - Atualizado em 09/09/2026 às 07:05 - Por Gabi Ferreira
Calor volta a ganhar força nesta terça-feira, mas chuva pode aparece a qualquer momento em Costa Rica e Chapadão do Sul
Temperaturas sobem em Costa Rica, Chapadão do Sul, Figueirão e Alcinópolis, enquanto instabilidades podem provocar pancadas isoladas ao longo do dia
Publicado em 08/09/2026 às 06:31 - Atualizado em 08/09/2026 às 07:05 - Por Gabi Ferreira