Três homens foram condenados por decapitar Izalino Alves durante rebelião em fevereiro de 2002, no Estabelecimento Penal de Paranaíba.
O motim durou 25 horas. Segundo o site Campo Grande News, um outro detento, identificado como Fábio Antônio Alves, teve 70% do corpo queimado e várias partes do presídio foram depredadas.
Os responsáveis pela decapitação foram identificados como Eliezer Vieira Povoas, Rogério de Oliveira Figueira e Wilson Silva Corte.
Os três foram denunciados pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em maio de 2007.
O órgão relata que por volta das 17 horas do dia 10 de fevereiro daquele ano, após o fim do horário de visita, os três homens e mais oito internos deram início ao motim perturbando “a ordem e a disciplina da prisão”. Eliezer e mais um detento dominaram um agente penitenciário com o uso de uma faca artesanal.
Outros quatro internos também estavam com facas artesanais e tentaram dominar outro agente penitenciário, que conseguiu escapar e recebeu cobertura de um policial militar armado para sair do local.
Depois disso, os onze presos se juntaram com outros detentos, que não foram identificados, e passaram a danificar o presídio quebrando diversos móveis, janelas, portas e ateando fogo em colchões.
Além disso, as instalações elétricas e hidráulicas do estabelecimento penal também foram destruídas, deixando um prejuízo de R$ 150 mil ao Estado.
No mesmo dia, os internos mantiveram um agente penitenciário e outros oito presos trancados em uma cela. Em seguida, colocaram fogo em colchões na saída da unidade e jogaram Fábio nas chamas. Ele sofreu diversas queimaduras e ficou mais de 30 dias internado com risco de morte.
Na madrugada do dia 11 de fevereiro, Eliezer, Rogério e Wilson mataram Izalino. Segundo o MPMS, o homicídio foi praticado por motivo torpe já que “o propósito do grupo era exibir a cabeça da vítima às autoridades que negociavam o fim do motim, numa espécie de demonstração de força”.
Na última terça-feira (7), o trio passou por julgamento na Vara Criminal de Paranaíba e durante a sessão foram condenados pelo homicídio qualificado por motivo torpe e meio cruel. Eliezer foi sentenciado a 36 anos de prisão, Rogério a 32 anos e Wilson a 28 anos. Todos em regime fechado e sem benefícios substitutivos.
A sentença é assinada pelo juiz Edimilson Barbosa Ávila que deixou ainda registrado que outros sete envolvidos no motim tiveram a punibilidade extinta ou foram impronunciados e oitavo morreu antes da denúncia.
Você também pode gostar de ler
Após ter casa invadida por atiradores, adolescente é baleado e fica em estado grave em Cassilândia
Dois homens de capacete invadiram a residência em Cassilândia e atiraram contra a vítima enquanto ela dormia
Publicado em 02/10/2026 às 16:26 - Atualizado em 02/10/2026 às 16:27 - Por Grazi Almeida
Homem procurado por homicídio é preso em Costa Rica
Foragido da Justiça tinha pena restante de 10 anos de prisão a cumprir por condenação da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande
Publicado em 02/10/2026 às 13:39 - Atualizado em 02/10/2026 às 13:52 - Por Grazi Almeida
Suspeito de furto foge da Polícia e é encontrado com crack em Chapadão do Sul
Homem de 24 anos teria corrido para dentro de uma casa durante abordagem; outros dois envolvidos também foram levados à delegacia
Publicado em 02/10/2026 às 10:49 - Atualizado em 02/10/2026 às 10:50 - Por Gabi Ferreira
Adolescente de 16 anos é flagrado dirigindo Hilux após beber em Costa Rica
Teste do bafômetro apontou 0,45 mg/L de álcool; veículo foi entregue a responsável habilitado e adolescente apreendido
Publicado em 02/10/2026 às 08:06 - Atualizado em 02/10/2026 às 08:09 - Por Gabi Ferreira
Homem é preso com porções de maconha em Chapadão do Sul
Prisão aconteceu no bairro Esplanada, onde foram apreendidas 60 gramas de maconha dividida em tabletes
Publicado em 01/10/2026 às 15:31 - Atualizado em 01/10/2026 às 15:34 - Por Grazi Almeida
Dois adolescentes são presos por tráfico de drogas em Costa Rica
Suspeitos, de 16 e 17 anos, foram detidos após denúncias de vendas de entorpecentes próximo a Praça do Peixe
Publicado em 01/10/2026 às 13:54 - Atualizado em 01/10/2026 às 13:55 - Por Grazi Almeida