Alcinópolis recebeu a visita da professora doutora Inga Merkyte, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, que esteve no município acompanhada do esposo para conhecer sítios arqueológicos e aprofundar pesquisas sobre a ocupação humana na região. A visita integra um trabalho científico voltado à análise de materiais coletados durante escavações no Templo dos Pilares.
A pesquisadora participou da campanha de escavação realizada em 2018 e retornou ao Brasil para reavaliar os remanescentes arqueológicos recolhidos na ocasião. O material está preservado no Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e servirá de base para a elaboração de um novo artigo científico.
A parceria entre a Universidade de Copenhague e a UFGD começou em 2018, com estudos sobre a presença humana e a arte rupestre em Alcinópolis. Desde então, a colaboração contribui para ampliar o conhecimento sobre a história e o patrimônio arqueológico do município.
A visita aos sítios arqueológicos permite à pesquisadora observar o contexto em que os materiais foram encontrados e reunir informações que auxiliem na interpretação dos achados. Os estudos também contribuem para aprofundar o conhecimento sobre a ocupação humana na região.
A cooperação envolve ainda a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMDEMA). Segundo a administração municipal, o município mantém colaboração com o Laboratório de Arqueologia há 15 anos, apoiando pesquisas e investigações realizadas no território.
Fundada em 1479, a Universidade de Copenhague é uma instituição de tradição acadêmica internacional. A parceria com a UFGD e o município já resultou em pesquisas e publicações científicas sobre o patrimônio arqueológico local.
A iniciativa reforça a importância da preservação dos sítios arqueológicos e da continuidade das pesquisas em Alcinópolis, reconhecida como Capital Estadual da Arte Rupestre. O trabalho também contribui para ampliar a visibilidade do município nos cenários científico e cultural, no Brasil e no exterior.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: Prefeitura Municipal de Alcinópolis
Você também pode gostar de ler
LOA define prioridades e orienta a aplicação dos recursos públicos nos municípios
Lei Orçamentária Anual estima receitas e estabelece despesas para o ano seguinte; participação popular contribui para definir as necessidades da cidade
Publicado em 16/10/2026 às 14:14 - Atualizado em 16/10/2026 às 14:41 - Por Fernanda
Atenção, criançada! Alcinópolis promove Festival da Diversão nesta sexta-feira
Evento terá brincadeiras e atividades gratuitas para as crianças a partir das 7h, no Estádio Municipal Joaquim Pereira França
Publicado em 08/10/2026 às 10:50 - Atualizado em 08/10/2026 às 10:51 - Por Gabi Ferreira
Alcinópolis oferece novos exames e especialidades para reduzir fila na saúde
Com intuito de reduzir filas de espera, Secretaria Municipal de Saúde dá início aos exames de olonoscopia, ressonância e consultas em neurologia
Publicado em 30/09/2026 às 15:38 - Atualizado em 30/09/2026 às 15:53 - Por Grazi Almeida
Alcinópolis destina R$ 2,2 milhões para reduzir fila de consultas e exames
R$ 700 mil correspondem aos recursos que seriam utilizados na realização do Réveillon e que foram direcionados para a área da saúde
Publicado em 28/09/2026 às 14:06 - Atualizado em 28/09/2026 às 14:47 - Por Gabi Ferreira
Alcinópolis terá mutirão de saúde com atendimentos para adultos e crianças
Evento no dia 26 também marca o lançamento do programa Alcinópolis + Saúde, com serviços médicos, vacinação e ações de prevenção
Publicado em 23/09/2026 às 08:06 - Atualizado em 23/09/2026 às 08:10 - Por Gabi Ferreira