Detran-MS passa a enviar CNH por Sedex a partir de segunda-feira (26)

Mudança busca agilizar a entrega da habilitação em Mato Grosso do Sul; motoristas poderão consultar a localização do documento pelo WhatsApp

Imagem de compartilhamento para o artigo Detran-MS passa a enviar CNH por Sedex a partir de segunda-feira (26) da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) passará a enviar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) impressa pelos Correios, por meio do serviço Sedex, a partir de segunda-feira (26). A medida pretende reduzir o prazo de entrega e oferecer mais comodidade aos motoristas, que poderão receber o documento diretamente em casa.

O órgão emite entre 10 mil e 15 mil habilitações impressas por mês. Com a mudança, o processo de distribuição será realizado por meio do serviço de entrega expressa dos Correios, tanto na Capital quanto nos municípios do interior do Estado.


Como ficará a entrega na Capital

Em Campo Grande, os documentos que não forem entregues por ausência de um recebedor ficarão disponíveis na central dos Correios localizada na Rua Calógeras, facilitando a retirada presencial pelo titular.

Segundo Evelyn Reis Campagna, gerente de Registro de Condutores e Coordenação do Renach, a CNH permanecerá nessa unidade por até 30 dias corridos. Depois desse prazo, o documento será reenviado por carta registrada, modalidade que permite a entrega na caixa de correio sem a necessidade de assinatura do proprietário, desde que o local seja considerado seguro.

Se a nova tentativa também não for concluída por problemas como endereço insuficiente ou mudança do morador, a habilitação retornará ao Detran-MS para atualização dos dados cadastrais.


Mais de 11 mil habilitações estão retidas

Atualmente, cerca de 800 documentos retornam ao Detran-MS todos os meses porque o destinatário não é localizado. O órgão também acumula mais de 11 mil habilitações retidas, que passarão por análise de restrições e validade antes de serem reenviadas. O cronograma para essa etapa ainda será divulgado.

No interior do Estado, as CNHs também serão enviadas por Sedex. A diferença está no procedimento de devolução: quando a entrega não for concluída, o documento continuará sendo encaminhado à agência local do Detran-MS no município, onde ficará disponível para retirada pelo titular.


Consulta da CNH pelo WhatsApp

Os motoristas podem consultar onde está a habilitação que não foi entregue por meio da assistente virtual Glória, do Detran-MS.

Para solicitar informações sobre o rastreamento, basta adicionar o número (67) 3368-0500 ao WhatsApp e fazer a solicitação pelo atendimento virtual.


Fonte: Jornal MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

00:00 / 00:00