Operação Voltando em Paz: 32 brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil

O itinerário da aeronave prevê uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha, antes de adentrar o território brasileiro

Imagem de compartilhamento para o artigo Operação Voltando em Paz: 32 brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Nesta segunda-feira (13), o avião VC-2, um Embraer 190 cedido pela Presidência da República, partiu do Cairo, no Egito, como parte da Operação Voltando em Paz. A missão visa repatriar 32 indivíduos, sendo 22 brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Este grupo inclui 17 crianças, nove mulheres e seis homens. 

O itinerário da aeronave prevê uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha, antes de adentrar o território brasileiro. Após a chegada, a aeronave fará uma escala na Base Aérea do Recife, de onde seguirá para a Base Aérea de Brasília, com previsão de aterrisagem às 23h30. 

O governo federal, antecipando a chegada dos repatriados, organizou uma operação de acolhimento. Os brasileiros e seus familiares palestinos, que deixaram a Faixa de Gaza, serão recebidos com apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Além disso, está previsto um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de serem encaminhados para outras cidades brasileiras. 

O Ministério da Saúde destacou que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está mobilizada para garantir a saúde e o bem-estar dos repatriados. No momento da recepção, uma equipe composta por cinco profissionais da saúde, incluindo um médico, um enfermeiro e três psicólogos, estará disponível para oferecer cuidados psicológicos e clínicos, cobrindo inclusive urgências e emergências. Uma ambulância do Samu/DF, do tipo UTI móvel, também estará presente, pronta para atender a quaisquer necessidades especializadas em unidades de saúde. 

A operação reforça o comprometimento do governo brasileiro em assegurar o retorno seguro e digno dos cidadãos brasileiros e de seus familiares em momentos de crise e emergência em outras partes do mundo. 

 
Fonte/Foto: Agência Brasil 

Você também pode gostar de ler

X