O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP), defendeu que o corte de despesas seja prioridade nas medidas de ajuste das contas públicas para 2027. Ao comentar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), estimado em aproximadamente R$ 28 bilhões, o parlamentar afirmou que o Estado precisa manter o equilíbrio fiscal sem recorrer exclusivamente ao aumento de impostos.
“Um Estado gastador não pode ser um Estado que resolve a vida dele aumentando o tributo. O corte de despesas está no item número um daquilo que a gente acredita que é o equilíbrio fiscal”, afirmou durante entrevista na última quarta-feira (28).
Segundo Gerson Claro, a proposta orçamentária encaminhada pelo Governo do Estado foi elaborada com uma previsão conservadora de receitas, considerando as dificuldades de arrecadação registradas em 2025, especialmente em razão do desempenho das receitas relacionadas ao gás natural.
O deputado explicou que a estratégia permite ao Executivo avaliar a possibilidade de suplementar recursos ao longo do ano, conforme o comportamento da arrecadação. Ele também destacou que a proposta prevê mecanismos para garantir os repasses aos demais Poderes e órgãos autônomos, mesmo diante de eventuais oscilações da receita corrente líquida.
“É um orçamento bastante conservador, com base no índice de receita. Tivemos um ano de 2025 muito ruim de receita, muito em função do gás. Então, o governo foi bastante conservador e segurou muitas coisas que podem ser suplementadas depois”, explicou.
Reforma tributária preocupa Estado
Outro ponto abordado pelo presidente da ALEMS foi a preparação de Mato Grosso do Sul para os efeitos da reforma tributária nacional. A transição do novo sistema terá novas etapas a partir de 2027 e seguirá até 2033, exigindo adequações na legislação estadual e atenção aos critérios que influenciarão a distribuição das receitas entre os estados.
Atualmente, Mato Grosso do Sul possui alíquota modal de ICMS de 17%, uma das menores do país. De acordo com Gerson Claro, a equipe econômica do Governo do Estado avalia possíveis adequações, mas ainda não há definição sobre eventual alteração.
“A nossa preocupação é a manutenção do nível de investimento, a manutenção do serviço e a mudança que vai ter na questão do ICMS. Se a gente mantiver o ICMS muito baixo, o que vai acontecer no futuro? Nós vamos ter dificuldade de manter as contas do Estado”, ponderou.
O parlamentar ressaltou que qualquer mudança precisa ser acompanhada de uma análise criteriosa das despesas públicas e dos impactos sobre a economia. O desafio, segundo ele, é conciliar competitividade tributária, arrecadação e manutenção dos investimentos necessários ao desenvolvimento do Estado.
Entre as alternativas discutidas está a revisão de despesas administrativas e a possibilidade de ampliar a participação financeira dos municípios na realização de eventos custeados com recursos estaduais. A proposta ainda está em debate e busca compartilhar responsabilidades e racionalizar os gastos sem comprometer o apoio às atividades locais.
Projetos tributários e tramitação do orçamento
Além da LOA, a Assembleia Legislativa começou a receber projetos relacionados à adequação da legislação estadual à reforma tributária e à atualização de regras fiscais.
Entre as propostas estão medidas para adaptar a legislação ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), mudanças nas regras do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e um novo programa de recuperação fiscal (Refis), com condições especiais para a regularização de débitos tributários.
Sobre o IPVA, Gerson Claro explicou que uma das propostas estabelece em lei a alíquota de 3%, atualmente aplicada por meio de decreto autorizado pela legislação. O projeto também prevê a possibilidade de antecipação do pagamento com desconto em dezembro e alterações nas regras de isenção do primeiro emplacamento de veículos novos.
Outras propostas poderão ser encaminhadas pelo Executivo, incluindo a revisão de benefícios e incentivos fiscais regulamentados por decreto. Segundo o presidente da Assembleia, as discussões devem considerar os efeitos das mudanças sobre os diferentes setores da economia.
Em relação à LOA, Gerson Claro informou que as lideranças partidárias já chegaram a um entendimento para organizar a tramitação do projeto, garantindo prazo para análise e apresentação de emendas pelos deputados estaduais.
A previsão é que a proposta seja distribuída na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na próxima quarta-feira, dando início às etapas regimentais de apreciação.
A expectativa da presidência da ALEMS é concluir a votação do orçamento até 10 de dezembro, para que Mato Grosso do Sul comece 2027 com o planejamento financeiro aprovado.
Para Gerson Claro, a discussão exige responsabilidade fiscal, diálogo entre os Poderes e atenção aos impactos das decisões sobre a população e os setores produtivos.
“Acho que a prudência é muito daquilo que tem que ter um gestor que faz a gestão num orçamento de R$ 28 bilhões”, concluiu.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Foto: Wagner Guimarães/ALEMS
Você também pode gostar de ler
Flávio Bolsonaro cruza fronteira argentina e segue para o Equador
Informação foi confirmada pela Direção de Migrações do país
Publicado em 28/10/2026 às 08:06 - Atualizado em 28/10/2026 às 08:07 - Por Gabi Ferreira
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Simón Levy afirmou que fuga foi articulada por Marco Rubio
Publicado em 27/10/2026 às 16:33 - Atualizado em 27/10/2026 às 16:34 - Por Gabi Ferreira
PF investiga suposta viagem de Flávio Bolsonaro à Argentina; Milei nega entrada do senador
Governo argentino afirma que senador não entrou no país, enquanto Polícia Federal apura relato de que ele teria deixado o Brasil rumo aos Estados Unidos
Publicado em 27/10/2026 às 10:14 - Atualizado em 27/10/2026 às 16:03 - Por Gabi Ferreira
Com Lula reeleito, Soraya Thronicke se diz pronta para o Ministério do Turismo
"Tive coragem de reconhecer o trabalho do presidente Lula", afirmou a senadora ao MS Todo Dia, ao dizer que está preparada para o Ministério do Turismo
Publicado em 26/10/2026 às 00:11 - Atualizado em 26/10/2026 às 00:22 - Por Renan Carrijo
Câmara de Alcinópolis aprova projeto de crédito adicional e apresenta propostas para saúde e estrada
Sessão também teve a apresentação do projeto que prevê o orçamento municipal para 2027
Publicado em 20/10/2026 às 17:19 - Atualizado em 20/10/2026 às 17:20 - Por Fernanda
Rose Modesto destaca valorização dos professores e relembra trajetória na educação
No Dia dos Professores, deputada federal eleita ressaltou a importância do ensino público e citou projetos e recursos destinados à educação em MS
Publicado em 16/10/2026 às 15:21 - Atualizado em 16/10/2026 às 15:51 - Por Fernanda
Senado aprova fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho
Decisão é vista como maior vitória de trabalhadores desde Constituinte
Publicado em 15/10/2026 às 09:44 - Atualizado em 15/10/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira