Chapadão do Sul registrou a abertura de 171 empresas em outubro de 2026 e alcançou a segunda posição entre os municípios de Mato Grosso do Sul com maior número de novos negócios no mês. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), por meio da Agência de Notícias do Governo do Estado.
No acumulado de janeiro a outubro, o município contabilizou 1.325 novas empresas, reforçando sua participação na atividade econômica estadual. No ranking de outubro, Campo Grande liderou com 485 registros, seguida por Chapadão do Sul, com 171, e Dourados, com 123. Três Lagoas, com 62, e Ponta Porã, com 40, completam as cinco primeiras posições.
Em todo o Estado, foram registrados 1.245 novos negócios em outubro, totalizando 14.063 empresas abertas nos dez primeiros meses de 2026. O setor de serviços concentrou a maior parte dos registros, seguido pelo comércio e pela indústria.
Prefeitura oferece apoio a quem deseja empreender
Em Chapadão do Sul, a Prefeitura desenvolve ações voltadas ao incentivo ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) e da Sala do Empreendedor, são oferecidas orientações a microempreendedores individuais (MEIs), empresários e pessoas interessadas em abrir uma empresa.
Entre os serviços estão o auxílio na formalização de negócios, orientações sobre procedimentos administrativos e capacitações realizadas em parceria com instituições como Sebrae/MS, SENAC, SENAI, SENAR e Sindicato Rural.
Outra medida foi a redução do tempo médio para abertura de empresas. Conforme dados divulgados anteriormente pela Administração Municipal, o prazo passou de 13 horas, em 2024, para seis horas, em 2026, uma diminuição de aproximadamente 54%.
O município também disponibilizou o Manual de Pré-Abertura de Empresas, que reúne informações sobre documentação, viabilidade, atividades econômicas e exigências necessárias para iniciar um negócio.
Gestão destaca geração de oportunidades
Para o prefeito em exercício, Defensor Ernany Machado, o resultado reforça a importância de manter iniciativas que apoiem quem deseja investir no município.
“Esses números mostram que Chapadão do Sul é uma cidade onde muitas pessoas encontram oportunidades para empreender e investir. O prefeito Walter Schlatter, junto ao secretário Marcelo Balen e toda a equipe da SEDEMA, vem desenvolvendo um trabalho de incentivo à qualificação e de apoio aos nossos empreendedores. Nosso compromisso é dar continuidade a essas ações, facilitando o caminho de quem deseja abrir ou ampliar seu negócio e contribuir para o desenvolvimento do município”, afirmou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marcelo Balen, também destacou o atendimento aos empreendedores e as oportunidades de capacitação oferecidas pela pasta.
“Nosso trabalho é estar próximo de quem empreende, oferecendo orientação, informação e oportunidades de qualificação. Temos uma equipe comprometida em auxiliar desde quem está começando até os empresários que já possuem seus negócios e buscam crescer”, declarou.
Ao longo de 2026, a Prefeitura também promoveu capacitações em áreas como marketing e vendas, gastronomia, tecnologia, manutenção, saúde e beleza, com o objetivo de ampliar conhecimentos e incentivar novas possibilidades de geração de renda.
O número de empresas abertas coloca Chapadão do Sul entre os municípios com maior movimentação empresarial em Mato Grosso do Sul. As ações de orientação, qualificação e simplificação de procedimentos fazem parte da estratégia municipal para estimular novos negócios e fortalecer a economia local.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
TRF3 condena Marcel D'Angelis por falsidade ideológica, mas reconhece prescrição e o absolve de crime tributário
Após mais de uma década dos fatos, TRF3 absolveu da acusação de sonegação tributária e reconheceu a prescrição de dois crimes de falsidade ideológica, extinguindo a punibilidade.
Publicado em 06/11/2026 às 10:54 - Atualizado em 06/11/2026 às 11:58 - Por Renan Carrijo
Chapadão do Sul realiza conferência para discutir direitos de crianças e adolescentes
Encontro será realizado no dia 10 de novembro, na FACHASUL, para discutir propostas de fortalecimento das políticas públicas
Publicado em 05/11/2026 às 16:07 - Atualizado em 05/11/2026 às 16:15 - Por Fernanda
É TETRAAA! Marcel pediu música na terceira, mas quarta vitória da Mesa já rende álbum completo no TJMS
Decisão unânime da 3ª Câmara Cível anula sentença que determinava nova eleição e representa quarta vitória processual favorável à composição presidida por Marcelo Costa.
Publicado em 30/10/2026 às 21:56 - Por Renan Carrijo
Família e amigos fazem corrente de oração por jovem de 18 anos após acidente em Chapadão do Sul
Jovem sofreu acidente no último sábado e foi socorrida em estado grave
Publicado em 27/10/2026 às 08:15 - Atualizado em 27/10/2026 às 08:16 - Por Gabi Ferreira
Serviços tributários de Chapadão do Sul ficarão suspensos até segunda-feira
Atualização do sistema de arrecadação afetará emissão de notas fiscais, guias, certidões e alvarás; previsão de retorno é na tarde do dia 26
Publicado em 22/10/2026 às 15:33 - Atualizado em 22/10/2026 às 15:55 - Por Fernanda
Jogo beneficente arrecada alimentos para mais de 50 cestas básicas em Chapadão do Sul
Partida entre Chapéi e Dona Cleusa FC foi realizada na SERC e beneficiou a Rede Feminina de Combate ao Câncer e famílias do município
Publicado em 20/10/2026 às 14:09 - Atualizado em 20/10/2026 às 14:10 - Por Fernanda
Da Secretaria de Esporte à presidência da Câmara de Chapadão do Sul, Emerson Sapo afirma: “Seremos uma Câmara de ações”
Lugar é no meio do povo”, afirma Emerson Sapo, que defende uma Câmara participativa, com diálogo, trabalho coletivo e ações voltadas às necessidades da população.
Publicado em 19/10/2026 às 10:06 - Atualizado em 19/10/2026 às 10:14 - Por Renan Carrijo
Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul realiza 2ª corrida de rua em dezembro
Evento organizado pelo Grêmio Recreativo dos Bombeiros terá corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km no dia 5 de dezembro
Publicado em 16/10/2026 às 08:08 - Atualizado em 16/10/2026 às 09:25 - Por Gabi Ferreira