Atenção: prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 se encerra nesta sexta-feira

As solicitações devem ser feitas exclusivamente através da Página do Participante 

Imagem de compartilhamento para o artigo Atenção: prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 se encerra nesta sexta-feira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O prazo para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) solicitarem a reaplicação da prova termina nesta sexta-feira (17). A medida é destinada a participantes que enfrentaram problemas de logística, saúde ou outras circunstâncias adversas durante a realização do exame. As solicitações devem ser feitas exclusivamente através da Página do Participante. 

Candidatos que enfrentaram problemas de logística, como desastres naturais, falta de energia elétrica comprometendo a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido, ou erros no procedimento de aplicação que tenham causado prejuízo comprovado ao participante. Além disso, aqueles que não puderam comparecer ao exame devido à alocação a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada também têm direito à reaplicação. 

O Ministério da Educação divulgou que as provas para os candidatos que tiverem suas solicitações de reaplicação aceitas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. 

Entre os problemas logísticos que podem levar à reaplicação, estão comprometimento da infraestrutura devido a desastres naturais, falta de energia elétrica no local, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, desde que causem comprovado prejuízo ao candidato. 

Para candidatos que enfrentaram problemas de saúde, são aceitas doenças infectocontagiosas como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que, nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, os quais serão analisados individualmente pelo Inep. 

Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações conforme as intercorrências registradas pelos candidatos. 

Os candidatos interessados em solicitar a reaplicação do exame devem acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade. É importante ressaltar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio. 

Com o encerramento iminente do prazo, os candidatos são incentivados a tomar as devidas providências para garantir a solicitação da reaplicação, caso se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Inep. 

Fonte/Foto: Agência Brasil 

Você também pode gostar de ler

X