PMA autua infrator por queima irregular de leiras em Camapuã

O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.334,10

Imagem de compartilhamento para o artigo PMA autua infrator por queima irregular de leiras em Camapuã da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

No âmbito da Operação Prolepse, que visa prevenir incêndios, os Policiais Militares Ambientais (PMA) de São Gabriel do Oeste realizaram uma autuação na última quinta-feira (30), envolvendo um indivíduo de 49 anos por prática de incêndio ilegal. A ação ocorreu durante uma fiscalização ambiental nas propriedades rurais do município de Camapuã, com o objetivo de orientar sobre a proibição do uso do fogo nesse período.

Enquanto realizavam as inspeções, a equipe da PMA notou uma cortina de fumaça que se erguia devido a uma queima em uma propriedade rural, situada a 12 quilômetros da cidade. Utilizando um programa que usa imagens de satélite para detectar focos de calor, os policiais identificaram a propriedade e a data da queima, ocorrida no dia 29, dirigindo-se imediatamente ao local.

Na inspeção, foram encontradas várias leiras queimadas, algumas ainda emitindo fumaça e contendo resquícios de material lenhoso nativo. Apesar da apresentação de uma autorização ambiental para queima, a prática está proibida no Estado de Mato Grosso do Sul até 31 de dezembro de 2023, inclusive, suspendendo as autorizações concedidas antes da publicação da Portaria em 14 de julho do mesmo ano.

O infrator, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.334,10 pela infração ambiental cometida. Além disso, ele pode responder por crime ambiental por operar uma atividade potencialmente poluidora sem a devida autorização ambiental, acarretando pena de um a seis meses de detenção.

Você também pode gostar de ler

X