A portaria que reajusta em 3,71% os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima de um salário mínimo foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.
Com a definição do índice de reajuste – que segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado – o teto do INSS atual terá acréscimo de R$ 278,52, passando dos atuais R$ 7.507,49 para R$ 7.786,01 em 2024.
Além de corrigir os benefícios, o INPC também é aplicado para reajustar as contribuições para a Previdência Social, que sobem conforme o salário. Quanto mais o trabalhador na ativa recebe, mais está sujeito a alíquotas adicionais que elevam a contribuição.
Os benefícios atrelados ao salário mínimo subirão 8,4%, de R$ 1.320 para R$ 1.412. A variação corresponde à política correção aprovada em agosto do ano passado, que prevê a reposição da inflação pelo INPC do ano anterior, mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
O decreto com o valor do salário mínimo, que responde pela maior parte dos benefícios da Previdência Social, foi assinado no fim de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O INSS começará a pagar os benefícios de janeiro no fim do mês. Para quem ganha um salário mínimo, o pagamento da aposentadoria, pensão ou auxílio será feito entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Quem recebe além do mínimo terá o benefício depositado entre 1º e 7 de fevereiro.
Você também pode gostar de ler
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 76 milhões nesta quinta
Apostas podem ser feitas até às 20h de hoje
Publicado em 10/09/2026 às 15:36 - Atualizado em 10/09/2026 às 15:38 - Por Camila Borges
Programa de renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira
Iniciativa atende consumidores com renda de até cinco salários mínimos
Publicado em 29/08/2026 às 09:03 - Por Camila Borges
Embrapa entrega propostas de agricultura sustentável para candidatos
Segurança alimentar é uma das prioridades defendidas
Publicado em 19/08/2026 às 16:51 - Atualizado em 19/08/2026 às 17:00 - Por Camila Borges
FGTS: 138 milhões de trabalhadores receberão R$ 13 bilhões de lucros
Crédito será feito até dia 31 de agosto
Publicado em 28/07/2026 às 16:22 - Atualizado em 28/07/2026 às 16:25 - Por Camila Borges
Mato Grosso do Sul aprova R$ 107,8 milhões em novos financiamentos pelo FCO
Recursos beneficiarão 38 projetos aprovados pelo CEIF, com foco no setor rural e fortalecimento da atividade produtiva em diversas regiões do Estado
Publicado em 28/07/2026 às 15:54 - Atualizado em 28/07/2026 às 15:55 - Por Camila Borges
Salário mínimo pode chegar a R$ 2.020 até 2030, apontam projeções orçamentárias
Estimativas consideram a política de valorização do piso nacional, mas valores ainda poderão ser alterados conforme inflação, crescimento da economia e regras fiscais
Publicado em 27/07/2026 às 16:14 - Atualizado em 27/07/2026 às 16:52 - Por Camila Borges
Colheita do milho avança em MS e região norte concentra as melhores lavouras do Estado
Safra já alcançou 28% da área plantada e produtores seguem atentos às condições climáticas
Publicado em 08/07/2026 às 16:54 - Atualizado em 08/07/2026 às 17:00 - Por Ana Benitez
Receita Federal lança plataforma única para atendimento digital de contribuintes
Novo sistema passa a substituir o Fale Conosco e, de forma gradual, reunirá todos os serviços digitais em um único ambiente
Publicado em 07/07/2026 às 12:57 - Atualizado em 07/07/2026 às 16:43 - Por Ana Benitez
Produção de etanol dispara em MS e Estado conquista 3º lugar no ranking nacional
Crescimento de quase 30% nos cinco primeiros meses de 2026 fortalece a bioenergia sul-mato-grossense e impulsiona o setor sucroenergético
Publicado em 07/07/2026 às 13:54 - Atualizado em 07/07/2026 às 14:21 - Por Ana Benitez