Na manhã desta quarta-feira (17), o meteorologista Natálio Abraão Filho, declarou em entrevista ao Jornal da Hora, que neste ano o El Ninõ trará um longo período de estiagem para o Mato Grosso do Sul. Conforme ele, o fenômeno está chegando ao seu auge e depois irá entrar em uma zona de neutralidade, período quando o estado perceberá suas consequências.
Segundo Natálio Abraão Filho, as consequências do fenômeno serão um longo período de seca, e as baixas temperaturas no frio. O estado deverá ser afetado a partir dos dias 22 e 23 de março.
“O El Niño está atingindo seu pico e quanto mais elevada a temperatura maior a consequência. […] Ele deve perder força em março e entrar em zona de neutralidade e aí vem para o Mato Grosso do Sul. […] Teremos estiagem prolongada no final do verão, haverá uma redução das médias históricas de chuva. […] Então atenção, estiagem entre março e maio, e frio, muito intenso esse ano. Teremos um outono com muita dificuldade no campo”, destacou.
Como ocorre o fenômeno?
O professor explica que o aquecimento dos mares gera a vaporização das águas, que se deslocam para a América do Sul e geram grandes quantidades de chuva. Conforme ele, o fenômeno é uma consequência do aquecimento global.
“[O aquecimento do Oceano Pacífico] provoca uma evaporação além do normal e essa evaporação entra na circulação e vai atingir a América do Sul, restrita ali no extremo sul do Brasil trazendo as consequências que a gente chama de rios voadores. São as consequências que o aquecimento global que já está acima de um grau”.
Você também pode gostar de ler
Bombeiros lutam há 5 dias contra incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica
Desde o início do ano até esta quarta-feira (4), os incêndios florestais já destruíram 18 mil hectares no município
Publicado em 04/09/2024 às 11h21 - Atualizado em 04/09/2024 às 11h33 - Por Renan Carrijo
Vídeo: Polícia Militar Ambiental de Costa Rica multa pecuarista em R$ 16 mil por queimar vegetação nativa em Alcinópolis
Pecuarista havia utilizado fogo para preparar o solo com a intenção de transformá-la em pastagem; ação foi flagrada após uma denúncia anônima
Publicado em 26/08/2024 às 16h17 - Atualizado em 26/08/2024 às 16h18 - Por Felipe Dias
Incêndios devastam Paranaíba e brigadistas ficaram feridos no combate ao fogo
Com quase 5 meses sem chuva, incêndios tomam conta de várias regiões rurais e ameaçam áreas urbanas do município. Bombeiros, empresários e voluntários lutam para conter as chamas que se espalham rapidamente
Publicado em 24/08/2024 às 10h01 - Atualizado em 24/08/2024 às 10h04 - Por Felipe Dias