O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador André Anjos, anunciou, na sessão ordinária desta segunda-feira (5), que uma comitiva do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) visita Chapadão do Sul, em março, para avaliar a possibilidade de instituir um polo no município. A iniciativa tem parceria com o prefeito João Carlos Krug e vereadores.
O Governo Federal está empenhado em ampliar a oferta de IFs, visando democratizar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante. Mato Grosso do Sul está prestes a receber três novas unidades, sendo duas já confirmadas em Paranaíba e Três Lagos. A expectativa é de que o município seja contemplado com o terceiro polo.
O IFMS, através de estudos preliminares conduzidos pela Reitora Elaine Cassiano e sua equipe, identificou o potencial da cidade. “Chapadão do Sul já tem um pré-estudo feito pelo IFMS. Segundo a reitora nos informou, Chapadão do Sul é o município da região do Bolsão que tem maior probabilidade de receber o terceiro polo ofertado pelo Governo Federal. Por questões da economia local, crescimento populacional, demanda grande por qualificação de mão de obras e por ter um prédio que, há época de sua instalação, foi destinado para tal finalidade”, aponta André Anjos.
Em um esforço conjunto entre representantes locais e parlamentares, foram realizadas diversas reuniões e articulações políticas visando viabilizar a instalação do Instituto em Chapadão do Sul. Assim como André, o prefeito João Carlos Krug e o deputado federal Dagoberto Nogueira têm liderado esses esforços junto à bancada federal, resultando em avanços significativos ao longo dos últimos dois anos.
Recentemente, uma agenda foi estabelecida para receber uma comitiva do Instituto nos dias 16 e 17 do próximo mês. Durante esses dias, estão previstas reuniões estratégicas e visitas ao prédio da Escola Arlindo Neckel, localizada na Rua Sibipiruna, que apresenta-se como uma opção viável para abrigar a futura sede da instituição.
IFMS
O IFMS é uma instituição de ensino pública brasileira, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Os Institutos Federais (IFs) fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem como objetivo oferecer educação profissional e tecnológica, em diversos níveis e modalidades, visando à formação integral dos cidadãos.
O instituto oferece cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, além de programas de extensão e pesquisa. Seu foco principal é proporcionar uma formação de qualidade alinhada às demandas do mercado de trabalho e às necessidades da sociedade, promovendo o desenvolvimento regional e nacional.
Além disso, os IFs têm como característica o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, estimulando a inovação e o empreendedorismo, contribuindo assim para o avanço científico e tecnológico do país.
Você também pode gostar de ler
Em último dia de festa, aniversário de Chapadão do Sul tem shows e sorteio de R$ 100 mil em prêmios
Comemorações dos 37 anos da cidade acontecem desde ontem, com programação especial repleta de atrações musicais e prêmios para contribuintes que estão em dia com IPTU 2024
Publicado em 19/10/2024 às 12h52 - Por Felipe Dias
Jovem sofre acidente de moto, bate em árvore e morre em Chapadão do Sul
Apesar dos esforços para estabilizá-lo, Leandro não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada no hospital
Publicado em 14/10/2024 às 15h06 - Atualizado em 14/10/2024 às 17h41 - Por Felipe Dias