Uma mala abandonada na esquina de uma rua em Santiago do Chile revelou um caso inusitado.
Um catador de lixo que passava pela comuna de Ñuñoa, na zona leste da cidade, encontrou a mala, e decidiu levá-la para casa por achar que teria algum valor.
Mas, ao sentir um “cheiro ruim” e se dar conta do seu conteúdo, abandonou-a em um local próximo, onde a polícia finalmente a encontrou.
A mala continha os restos mortais de uma mulher que morreu há um ano.
Conforme revelam imagens das câmeras de segurança da região, a mala foi deixada na rua por uma senhora de 80 anos — e os restos mortais pertenciam à sua amiga, 21 anos mais nova, com quem supostamente compartilhava uma forte devoção religiosa.
De acordo com a imprensa local, as duas mulheres haviam se conhecido em uma paróquia e decidiram se tornar leigas consagradas e usar hábitos azuis.
No entanto, a Igreja Católica afirmou, por meio de um comunicado divulgado pela Arquidiocese, não ter registro de que a vítima tenha sido religiosa, tampouco a idosa que deixou a mala.
Ela havia guardado o corpo da amiga nos últimos meses devido a um “pacto” de amizade, informou o Ministério Público.
O pacto
“Elas fazem este tipo de pacto para se isolar do mundo, tinham aspiração de serem como freiras em clausura, de não terem mais contato com o (mundo) exterior (...) fazem esta espécie de pacto, em caso de morte de uma ou da outra, de não comunicar às autoridades e cuidar de tudo até o último momento”, explicou o procurador Francisco Lanas, responsável pelo caso, a jornalistas na quarta-feira (10/4).
Ambas viviam reclusas — e a mais jovem, cujos restos mortais foram encontrados dentro da mala, estava com câncer. Ela morreu em abril de 2023, aos 58 anos.
A amiga decidiu, no entanto, não notificar as autoridades em virtude do pacto que ambas haviam feito.
A senhora de 80 anos guardou o corpo da amiga por 12 meses até que finalmente decidiu se desfazer dele.
De acordo com a polícia, ela pode ter feito isso após ter sido convencida pela filha, que saberia da situação, ou motivada por suas próprias reflexões.
“Entendemos que (a idosa) deve ter tido algum episódio, uma espécie de transtorno de consciência em algum momento. Ela percebe que a amiga está em uma mala e quer dar a ela uma sepultura”, afirmou Juan Fonseca, chefe da Divisão Metropolitana de Homicídios, citado pelo jornal chileno La Tercera.
“Este é o motivo que ela indicou, que deixou (a mala) em uma esquina para darem uma sepultura a ela”, acrescentou.
O caso está sendo investigado. A mulher de 80 anos foi indiciada por ocultação de cadáver, enquanto a filha dela foi chamada para depor como testemunha.
“Estamos falando de uma idosa com pouco risco de fuga, mas ela foi acusada de ocultação de cadáver", informou o procurador.
Fonte: G1
Foto: Reprodução/Google Street View
Você também pode gostar de ler
Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida General Mendes de Morais em Coxim
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com sangramento na cabeça e desorientação após o acidente ocorrido no bairro Senhor Divino
Publicado em 17/08/2026 às 17:03 - Atualizado em 17/08/2026 às 17:13 - Por Camila Borges
Hemosul Móvel leva coleta de sangue a Camapuã e São Gabriel; confira os dias
A iniciativa faz parte das ações do Hemosul para levar os serviços da hemorrede estadual a diferentes regiões de Mato Grosso do Sul
Publicado em 17/08/2026 às 10:35 - Atualizado em 17/08/2026 às 10:58 - Por Gabi Ferreira
Água Clara realiza 1ª edição da Expoclara com três noites de shows gratuitos
Evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no Espaço ARA, com apresentações de Ícaro e Gilmar, Hugo e Guilherme e Traia Véia
Publicado em 13/08/2026 às 16:27 - Atualizado em 13/08/2026 às 16:38 - Por Camila Borges
Ponte sobre o rio Taquari cede e caminhão cai no rio em região do Pantanal de MS; motorista segue desaparecido
Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13); condutor do caminhão está desaparecido e equipes de resgate realizam buscas no local
Publicado em 13/08/2026 às 13:08 - Atualizado em 13/08/2026 às 13:21 - Por Camila Borges
Gerson Claro destaca investimentos em infraestrutura como caminho para fortalecer desenvolvimento de MS
Presidente da ALEMS afirma que expansão econômica do Estado exige melhorias na malha rodoviária para atender municípios e novos empreendimentos
Publicado em 06/08/2026 às 15:53 - Atualizado em 06/08/2026 às 16:10 - Por Camila Borges
Prefeitura de Inocência rescinde contrato para locação de equipamento do centro cirúrgico
Diário Oficial confirma o fim do contrato, mas Prefeitura não informou o motivo da decisão
Publicado em 06/08/2026 às 14:46 - Atualizado em 06/08/2026 às 15:23 - Por Camila Borges
Justiça confirma condenação de ex-prefeito de Corumbá por nepotismo; multa pode chegar a R$ 250 mil
Marcelo Iunes teve recurso negado e deverá pagar multa, além de ficar impedido de contratar com o poder público por dois anos
Publicado em 06/08/2026 às 14:18 - Atualizado em 06/08/2026 às 14:19 - Por Camila Borges
São Gabriel do Oeste define atletas da ginástica rítmica para os Jogos Escolares da Juventude de MS
Seletiva realizada no Ginásio Municipal de Esportes reuniu atletas das categorias infantil e juvenil que representarão o município na competição estadual
Publicado em 05/08/2026 às 17:15 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:56 - Por Camila Borges
Motociclista fica ferida após perder controle da moto e cair em lombada em Coxim
Mulher sofreu escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros após queda de Honda Biz; vítima teria desmaiado após o acidente
Publicado em 05/08/2026 às 16:56 - Atualizado em 05/08/2026 às 17:01 - Por Camila Borges
Motociclista fica ferido após colidir com Corolla em São Gabriel do Oeste
Vítima foi arremessada sobre o veículo durante o impacto e socorrida pelo Corpo de Bombeiros
Publicado em 05/08/2026 às 15:10 - Atualizado em 05/08/2026 às 15:11 - Por Camila Borges