A Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) anunciou nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado, que de 1º a 31 de maio e de 1º a 30 de novembro serão os prazos para os produtores rurais realizarem a Atualização Cadastral das Explorações Pecuárias e a Declaração Semestral de Rebanhos, tanto nas regiões do Planalto quanto no Pantanal.
O presidente da Iagro, Daniel Ingold, esclareceu através das redes sociais da agência sanitária que durante esses prazos, a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica, a e-GTA, será bloqueada, exceto para abate, até que a atualização seja feita pelo pecuarista, unicamente através do e-SANIAGRO [www.gap.ms.gov.br].
A declaração inclui uma variedade de animais, desde bovinos até animais aquáticos, e é obrigatória para os produtores rurais.
A portaria da Iagro leva em consideração dispositivo do Mapa (Ministério da Agricultura), que reconheceu em março, nacionalmente, como livre de febre aftosa sem vacinação diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul.
Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar gratuitamente para o 0800 647 6713.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Iagro
Você também pode gostar de ler
Novilhos precoces respondem por 40% dos abates de bovinos nas indústrias de MS
Resultados foram obtidos graças ao trabalho constante de evolução da pecuária sul-mato-grossense, na adoção de tecnologias por parte dos produtores e também a ajuda do Governo do Estado
Publicado em 24/09/2024 às 16h16 - Por Felipe Dias
Incêndios causaram prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao agronegócio e devastam mais de 500 propriedades em MS
Pecuaristas, setor sucroenergético e silvicultura estão entre os mais afetados pelos incêndios no Pantanal, que já destruíram 12,7% do bioma, segundo a Famasul
Publicado em 19/09/2024 às 18h11 - Por Felipe Dias