Cinco projetos entram na pauta da Ordem do Dia da sessão desta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Das proposições, duas são de parlamentares e tratam sobre campanha educativa quanto à saúde mental e sobre ações para resolução de conflitos no ambiente escolar.
A sessão é aberta à toda sociedade e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais de Comunicação da ALEMS.
De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 361/2023 institui o “Janeiro Branco”, dedicado à realização de ações educativas para difusão da saúde mental. A proposição, com aprovação unânime em primeira votação e discussão, volta ao plenário para segunda discussão.
Pela proposta, durante o “Janeiro Branco”, serão promovidos debates, palestras e outras atividades relativas à saúde mental.
Também deve ser votado o Projeto de Lei 207/2023, do deputado Roberto Hashioka (União), que institui a Política de Resolução de Conflitos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Segundo a proposta, essa política, entre outros objetivos, visa à “solução pacífica e harmoniosa dos conflitos oriundos das relações interpessoais entre os atores envolvidos direta ou indiretamente nos processos educacionais”. O projetoestá pautado para primeira discussão.
Os demais projetos são de autoria do Poder Executivo. Entre eles, está o Projeto de Lei Complementar 02/2024, a ser votado em redação final. A proposta altera a Lei Complementar 114/2005, para conceder aos delegados de Polícia, ativos ou aposentados, e seus respectivos pensionistas, plano de assistência médico-social em forma de parcela pecuniária mensal indenizatória correspondente a 5% do subsídio da Classe Especial, nível I, do cargo de Delegado de Polícia.
Também deve ser votado o Projeto de Lei 97/2024, que estabelece as condições gerais dos contratos, dos termos aditivos ou dos instrumentos similares firmados pelos beneficiários de imóveis originários ou incorporados por sucessão legal à Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB-MS), e daqueles que tenham como objeto o retorno de investimento estadual dos empreendimentos realizados em parceria, para a aquisição do lote e/ou da unidade habitacional.
Com a calendarização acordada pelos Líderes de Bloco e de Partido, o Projeto de Lei 96/2024 deve ter a redação final votada até quarta-feira da próxima semana, dia 5 de junho. Hoje, a proposta está pautada para primeira discussão. O projeto altera a redação e acrescenta dispositivos às Leis 1.102/1990, 2.065/1999, 6.035/2022 e 6.036/2023.
Fonte: MS Todo Dia com Alems
Foto: Wagner Guimarães
Você também pode gostar de ler
Câmara de Paraíso das Águas vota redução de tarifa de fossa séptica e orçamento municipal nesta segunda
Ordem do Dia pauta o reconhecimento de utilidade pública da comunidade terapêutica COTENEC e crédito suplementar para servidores
Publicado em 02/10/2026 às 15:20 - Atualizado em 02/10/2026 às 17:37 - Por Grazi Almeida
Rose Modesto defende trajetória política e capacidade de articulação em Brasília
Candidata à Câmara dos Deputados citou passagens pela Sudeco, Vice-Governo e Congresso Nacional ao destacar preparo para representar Mato Grosso do Sul
Publicado em 30/09/2026 às 19:39 - Atualizado em 30/09/2026 às 19:40 - Por Grazi Almeida
Gerson Claro defende política pé no chão e foco em soluções reais para a população de MS
Presidente da Alems defendeu presença nos municípios e que os debates tem que ter foco em problemas reais da população
Publicado em 29/09/2026 às 17:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 17:31 - Por Grazi Almeida
Riedel destaca qualificação, infraestrutura e serviços públicos como desafios para MS
Governador destaca mercado de trabalho, infraestrutura e investimentos e apresenta prioridades para eventual novo mandato
Publicado em 28/09/2026 às 16:28 - Atualizado em 28/09/2026 às 16:29 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi destina R$ 420 mil à saúde de Costa Rica e apresenta ações do mandato
Emendas entre 2023 e 2026 reforçam o custeio municipal; atuação também inclui propostas para UEMS, estrutura hospitalar, rodovias e segurança pública
Publicado em 28/09/2026 às 07:18 - Atualizado em 28/09/2026 às 07:30 - Por Gabi Ferreira
Rose Modesto defende aposentadoria especial para agentes de saúde
Ex-deputada federal cita atuação pela valorização da enfermagem e dos agentes comunitários e afirma que pretende avançar a pauta no Congresso
Publicado em 25/09/2026 às 17:34 - Atualizado em 25/09/2026 às 17:37 - Por Gabi Ferreira