42,4 milhões de declarações do Imposto de Renda foram entregues dentro do prazo

O número de 42,4 milhões de declarações é maior do que o total entregue em 2023

Imagem de compartilhamento para o artigo 42,4 milhões de declarações do Imposto de Renda foram entregues dentro do prazo da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O balanço da Receita Federal divulgado neste sábado (1º), aponta que mais de 42,4 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foram entregues dentro do prazo, encerrado ontem (31).

O IRPF 2024 tem como base o ano-calendário 2023.

Segundo o G1, o auditor-fiscal José Carlos Fonseca, responsável pelo programa do IR, destacou que neste ano o processo de entrega da declaração ocorreu de maneira “extremamente tranquila”. “Não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade”, disse ele.

O número de 42,4 milhões de declarações é maior do que o total entregue em 2023 — 41 milhões — e fica um pouco abaixo das 43 milhões esperadas pelo Fisco.

“Todo ano, a gente tem um crescimento natural da entrega das declarações, de acordo com a melhoria da economia, de acordo com a oferta de emprego. A gente tem visto que o crescimento é constante”, explicou, em março, José Carlos Fonseca.

Do total de declarantes, 60,6% têm imposto a restituir, 20,5% a pagar e 18,9% não terão incidência nenhuma. O estado com maior número de declarações recebidas foi São Paulo, com quase 13,6 milhões. Já Roraima foi o estado com o menor número de declarações, somando apenas 93,1 mil.

Envio fora do prazo

O contribuinte que ainda não declarou pode se regularizar, mas o envio de declarações após o prazo legal está sujeito à multa por atraso na entrega de declaração. A multa mínima é de R$ 165,74, isso para declarações sem imposto a pagar.

Foto: Agência Brasil

Você também pode gostar de ler

X