Como lidar com aquilo que não podemos mudar?

É difícil acreditar ou confiar em Deus diante daquilo que nos causa dor, diante do que não podemos mudar

Imagem de compartilhamento para o artigo Como lidar com aquilo que não podemos mudar? da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

João 11.38-44

A morte é, sem dúvida, umas das grandes inimigas do propósito de Deus, e diante dela somos sempre desafiados a encontrar consolo, a despeito dos nossos questionamentos. A ideia de que Cristo chegou tarde demais é nítida no olhar das irmãs de Lázaro e de outros judeus.

Após ter recebido a notícia da enfermidade de seu amigo Lázaro e não ter ido socorrê-lo no tempo em que se esperava, Jesus chega a Betânia em meio ao luto e questionamento das irmãs dele e dos demais judeus. Na ocasião, Lázaro já estava morto há quatro dias.

Ouvir que um amigo está passando por um momento difícil, nos leva a pensar sobre o que podemos fazer para ajudá-lo, ainda mais quando há uma expectativa de que só podemos dar o que ele precisa. Esse é exatamente o cenário de quando Jesus chega em Betânia, um misto de esperança e dor, alegria e decepção. Fato é que Lázaro está morto, já é o quarto dia, e só agora Jesus chega. Cristo havia dito aos seus discípulos que a doença de Lázaro não era para a morte, mas para a glória de Deus. O que esperar dessa declaração? O que Ele quis dizer quando disse isso? Jesus quis dizer que Deus levaria Lázaro, suas irmãs e os demais até o lugar de suas impossibilidades, pois a glória só é dada a Deus quando nenhuma carne é capaz de resolver o problema – aqui no caso, o problema da morte. Depois de quatro dias, Jesus lhes apresenta a glória de Deus, dando uma ordem à morte, Ele traz seu amigo de volta à vida.

Esse relato nos ensina que Deus tem todo poder, que Ele é soberano, e que as impossibilidades são nossas e não Dele. Dessas convicções devem nascer esperança e fé. Nenhum luto ou dor pode ser maior do que o desejo de Deus, de fazer Seu nome conhecido e nos lembrar que ao longo da narrativa bíblica, Ele já havia feito coisas grandiosas.

É difícil acreditar ou confiar em Deus diante daquilo que nos causa dor, diante do que não podemos mudar. Pensar que a nossa dor pode ser convertida em glória para Deus é quase loucura. Cristo não chegou tarde, chegou quando nada mais podia ser feito, para que o único capaz de mudar a situação fosse Deus, e todo mundo soubesse que Ele tem poder sobre a morte e a vida.

Mudando a Mente


1. Como lidar com aquilo que não podemos mudar?

2. É difícil para você confiar em Deus, quando Ele parece ter chegado atrasado?

3. O que você pensa ao saber que seu sofrimento pode trazer glória para Deus?

4. Você já enfrentou o luto?

5. Você já se sentiu sozinho durante um sofrimento?

6. Você consegue enxergar o agir de Deus mesmo em meio ao sofrimento?

Você também pode gostar de ler

X