A SES (Secretaria de Estado de Saúde), através da coordenadoria de Saúde Bucal, foi destaque no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal’ que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília.
A ação foi promovida pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.
Segundo o governo do Estaod, o evento teve como objetivo elevar o debate sobre a relevância da saúde bucal na promoção e prevenção em saúde, visando alcançar amplamente a população brasileira.
Durante o encontro, a Linha de Cuidado do Câncer Bucal da SES foi reconhecida como uma experiência exitosa. A iniciativa exemplifica o percurso realizado até o momento na construção da rede de assistência à pessoa com câncer bucal no estado, abrangendo os três níveis de atenção.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, para avançar na organização da oferta integral de cuidados na Rede de Atenção à Saúde e regionalizar o acesso à linha de cuidado de câncer bucal com base no PRI (Planejamento Regional Integrado), diversas medidas estratégicas estão sendo implementadas.
“Ainda há muito a fazer para aprimorar esta rede assistencial, mas o reconhecimento do Ministério da Saúde nos encoraja, mostrando que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida e agilizar o tratamento dos cidadãos de Mato Grosso do Sul”, afirmou Giovana.
Inicialmente, o protocolo foca no diagnóstico precoce conforme diretrizes clínicas estabelecidas, visando identificar de forma rápida e eficiente as pessoas com suspeita de câncer bucal ainda na APS (Atenção Primária à Saúde). Foi estabelecido um protocolo que prioriza o agendamento ágil e assertivo dos casos suspeitos, garantindo encaminhamento imediato para investigação diagnóstica.
Além disso, foi desenvolvido um protocolo específico para a realização de biópsias, utilizando o aplicativo Teleestomatologia desenvolvido pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), assegurando a padronização dos procedimentos e a qualidade na coleta de amostras. Parceria entre a SES e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Laboratório de Patologia Oral da universidade proporciona laudos específicos avaliados por patologistas qualificados, que são enviados de forma virtual para evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes.
Para os casos confirmados, foi criado um protocolo de regulação que define os fluxos e prazos para o início do tratamento adequado. Isso permite que os cirurgiões-dentistas solicitem diretamente a vaga para pacientes com laudo positivo, sem necessidade de intermediação médica.
Representaram a SES no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal’ a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, e o gerente de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, Lucas Moura de Oliveira.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Foto: Divulgação SES
Você também pode gostar de ler
Paranaíba confirma novo caso de doença meningocócica do sorogrupo C
Secretaria de Saúde orienta população a ficar atenta aos sintomas e reforça importância de buscar atendimento médico imediatamente
Publicado em 11/08/2026 às 17:48 - Atualizado em 12/08/2026 às 14:21 - Por Camila Borges
Mato Grosso do Sul ultrapassa 9,8 mil casos confirmados de chikungunya em 2026
Estado já contabiliza 30 mortes pela doença e 114 casos confirmados em gestantes; boletim da SES reúne dados até a 30ª semana epidemiológica
Publicado em 10/08/2026 às 15:08 - Atualizado em 10/08/2026 às 15:10 - Por Camila Borges
Cassilândia realiza vacinação contra Influenza e Covid-19 neste sábado
Ação será realizada na Praça São José, das 7h às 13h, com atendimento à população para atualização da caderneta de vacinação
Publicado em 10/08/2026 às 14:56 - Atualizado em 10/08/2026 às 15:03 - Por Camila Borges
São Gabriel do Oeste realiza Dia D de Multivacinação com atendimento em todas as unidades de saúde
Mobilização acontece no dia 22 de agosto e busca atualizar cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes e moradores de todas as idades
Publicado em 06/08/2026 às 16:56 - Atualizado em 06/08/2026 às 17:00 - Por Camila Borges
MS confirma primeira morte por dengue em 2026; chikungunya já soma 28 óbitos
Além do óbito confirmado, outros dois casos suspeitos de morte por dengue permanecem em investigação
Publicado em 03/08/2026 às 10:46 - Atualizado em 03/08/2026 às 11:02 - Por Gabi Ferreira
Uma reportagem, um milagre e uma nova esperança: a história de Ruan emocionou o Brasil e mudou o destino de uma família
Uma corrente de solidariedade arrecada mais de R$ 32 mil e mobiliza até o atacante Richarlison de Andrade, do Tottenham Hotspur, para salvar a visão do pequeno Ruan Corrêa
Publicado em 31/07/2026 às 09:20 - Atualizado em 31/07/2026 às 20:33 - Por Renan Carrijo
Mutirão no Hospital Regional de Coxim vai realizar 400 cirurgias de catarata até domingo
Ação pretende reduzir a fila de espera e beneficiar pacientes de Coxim e de outros quatro municípios da região norte de Mato Grosso do Sul
Publicado em 30/07/2026 às 16:41 - Atualizado em 30/07/2026 às 17:06 - Por Camila Borges
Rio Verde amplia acesso a métodos contraceptivos de longa duração na rede pública de saúde
Mulheres podem solicitar avaliação para uso de DIU e Implanon nas unidades de Estratégia de Saúde da Família
Publicado em 24/07/2026 às 17:09 - Atualizado em 24/07/2026 às 17:14 - Por Camila Borges