Não tenha a mente dividida, a dúvida e sua maior inimiga.

o homem que duvida é também como um homem que tem duas mentes em um só corpo.

Imagem de compartilhamento para o artigo Não tenha a mente dividida, a dúvida e sua maior inimiga. da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

É muito necessário observar como anda nossa fé em momentos de provações, pois é nesse lugar que o maior perigo pode vir, que é duvidar do caráter imutável de Deus.


Mesmo sendo cristãos, podemos cair no erro de não usarmos a sabedoria que Deus nos dá para caminhar em fé, mas vivermos com uma mente dividida que caminha na dúvida e na descrença.


Quando somos provados precisamos orar com fé. Tiago compara o homem que ora a Deus, mas duvida, como uma pessoa instável: ele é como as ondas do mar, como uma pessoa que oscila entre fé e incredulidade, ânimo e desânimo, otimismo e pessimismo. 


No texto de Tiago 1.5-8, o homem que duvida é também como um homem que tem duas mentes em um só corpo. A palavra grega “duvidando” (diacrimonai) significa duas mentes. É uma pessoa dividida entre duas mentes. A fé diz sim, mas a incredulidade diz não. Ele ainda é como duas almas em um só corpo. 

A palavra grega “dobre” (dip-sychoi), significa duas almas. Almas divididas. É tentar andar em dois caminhos ou como tentar servir a dois senhores. Percebemos que muitas situações que não avançamos nem sempre tem a ver com o tempo do Senhor ou a vontade de Deus de realizar, e sim com a nossa mente que duvida, que oscila vez por outra servindo a dúvida e essa não poderá nos proporcionar nada ao longo da nossa vida.


Harold D. Foos fala de uma forma muito clara sobre a mente dividida: “O que duvida é como uma onda agitada pelo vento, para lá e para cá, para cima e para baixo, para frente e para trás, ao sabor do vento. Como um navio desorientado, como um homem sem direção e sem controle”. Você conhece alguém assim? De um jeito hoje, de outro jeito amanhã, ontem por cima, hoje por baixo, à mercê das mais variadas circunstâncias, porque esse alguém não tem sua vida ancorada nas Escrituras e não busca a direção do Espírito de Deus.


Mudando a Mente


Caminhar com Deus é crer mesmo em meio às lutas e provações. Precisamos entender que nossa mente precisa permanecer firme em Jesus e em sua Palavra, crendo no caráter imutável de Deus. Conseguimos viver isso de forma assertiva quando aplicamos o texto de 2 Co 10.5 que diz: ‘'Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.’’ Precisamos da mente de Cristo para não cedermos à dúvida e à incredulidade.


1. Você tem conseguido discernir quando sua mente oscila entre a dúvida e a fé?

2. Percebe o quão danoso pode ser viver pela dúvida e incredulidade, e não pela Palavra?

3. A dúvida tem atingido seus pontos de sofrimento? Qual a sua atitude em relação a isso?

4. Você tem desfrutado da sabedoria de Deus para guiar sua vida e viver pela fé?

5. Qual senhor tem te governado, o sen

Você também pode gostar de ler

X