O Governo do Estado encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei que cria o quadro de bombeiros militares temporários e autoriza o ingresso de oficiais e praças no CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul).
A ação, que pode ser inédita no País, atende um pedido da corporação militar sul-mato-grossense, além de seguir diretrizes da lei federal nº 14.751, de dezembro de 2023, que instituiu a norma orgânica nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, a iniciativa visa assegurar uma resposta eficiente e dinâmica frente as intercorrências e situações de emergência da corporação.
"O projeto apresentado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul à Assembleia Legislativa, que cria o quadro de bombeiros temporários no Estado de Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de reforçar e implementar mais pessoal, de forma mais célebre dentro das fileiras da Corporação. Então, é uma metodologia que foi autorizada pela Lei 14.751. É uma pauta que quando eu assumi o comando do Corpo de Bombeiros, no ano passado, eu sugeri ao governador Eduardo Riedel, a partir da publicação dessa lei, e que criássemos de maneira concreta estes mesmos princípios da temporariedade de militares na nossa corporação. Talvez, sejamos o primeiro Estado da federação a ter essa carreira temporária, nos moldes que trata a lei federal promulgada em 2023", afirmou coronel Frederico Reis.
O projeto estabelece ainda que a contratação temporária poderá se estender por um período máximo de sete anos.
E o ingresso de bombeiro militar temporário será mediante a aprovação em processo seletivo simplificado, para matrícula em curso específico de treinamento e de capacitação profissional.
Foto: Saul Schramm
Você também pode gostar de ler
Câmara de Paraíso das Águas vota redução de tarifa de fossa séptica e orçamento municipal nesta segunda
Ordem do Dia pauta o reconhecimento de utilidade pública da comunidade terapêutica COTENEC e crédito suplementar para servidores
Publicado em 02/10/2026 às 15:20 - Atualizado em 02/10/2026 às 17:37 - Por Grazi Almeida
Rose Modesto defende trajetória política e capacidade de articulação em Brasília
Candidata à Câmara dos Deputados citou passagens pela Sudeco, Vice-Governo e Congresso Nacional ao destacar preparo para representar Mato Grosso do Sul
Publicado em 30/09/2026 às 19:39 - Atualizado em 30/09/2026 às 19:40 - Por Grazi Almeida
Gerson Claro defende política pé no chão e foco em soluções reais para a população de MS
Presidente da Alems defendeu presença nos municípios e que os debates tem que ter foco em problemas reais da população
Publicado em 29/09/2026 às 17:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 17:31 - Por Grazi Almeida
Riedel destaca qualificação, infraestrutura e serviços públicos como desafios para MS
Governador destaca mercado de trabalho, infraestrutura e investimentos e apresenta prioridades para eventual novo mandato
Publicado em 28/09/2026 às 16:28 - Atualizado em 28/09/2026 às 16:29 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi destina R$ 420 mil à saúde de Costa Rica e apresenta ações do mandato
Emendas entre 2023 e 2026 reforçam o custeio municipal; atuação também inclui propostas para UEMS, estrutura hospitalar, rodovias e segurança pública
Publicado em 28/09/2026 às 07:18 - Atualizado em 28/09/2026 às 07:30 - Por Gabi Ferreira
Rose Modesto defende aposentadoria especial para agentes de saúde
Ex-deputada federal cita atuação pela valorização da enfermagem e dos agentes comunitários e afirma que pretende avançar a pauta no Congresso
Publicado em 25/09/2026 às 17:34 - Atualizado em 25/09/2026 às 17:37 - Por Gabi Ferreira