Ex-Prefeito de Costa Rica oferece lições valiosas para prefeitos de todo o Brasil

De vendedor de picolé a escritor, Waldeli dos Santos Rosa revela em sua obra, prefaciada por Ministro do TCU, os caminhos para uma gestão pública transformadora

Imagem de compartilhamento para o artigo Ex-Prefeito de Costa Rica oferece lições valiosas para prefeitos de todo o Brasil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail


No dia 4 de julho, a Editora Viseu e o ex-prefeito de Costa Rica/MS, Waldeli dos Santos Rosa, lançaram o livro "Os Segredos da Gestão Pública Eficiente". A obra, que conta com um prefácio do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Augusto Junho Anastasia, foi apresentada ao público no auditório do Sindicato Rural de Costa Rica.

Antes da administração de Waldeli, Costa Rica enfrentava grandes desafios: infraestrutura precária, gestão financeira ineficaz e falta de transparência pública. Quando assumiu a prefeitura, Waldeli implementou uma série de reformas que não apenas resolveram esses problemas, mas também transformaram Costa Rica em um modelo nacional de gestão pública eficiente.

Durante seus mandatos como prefeito (2001-2020, com uma pausa de 2009 a 2012), Waldeli adotou uma política fiscal agressiva, atraindo grandes empresas e incentivando o crescimento de pequenas empresas locais. Ele investiu fortemente em infraestrutura, elevando significativamente a qualidade dos serviços públicos e a vida dos moradores. Esses esforços resultaram no reconhecimento de Costa Rica como a melhor administração do Brasil pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) por duas vezes.

A criação de "Os Segredos da Gestão Pública Eficiente" é fruto de quase três anos de pesquisa e escrita, voltada para políticos e aspirantes a gestores públicos. Waldeli explica que a motivação para o livro surgiu da necessidade de compartilhar sua experiência e o conhecimento acumulado durante sua gestão em Costa Rica. Ele acredita que os princípios e práticas que ele implementou podem ser aplicados em outras partes do Brasil, ajudando a transformar cidades em modelos de excelência administrativa.

Waldeli relata: "Eu comecei a contar a minha história para muitos prefeitos que me visitavam, e todo mundo dizia que essa história tinha de ser eternizada. Decidi, então, compartilhar os segredos da gestão pública eficiente, mostrando que é possível governar com responsabilidade e transformar um município em um exemplo de sucesso."

Imagem 1
Aurea Frezarim Rosa e seu esposo Waldeli Dos Santos Rosa, momento único em mais uma fase de vida


Ao longo de sua carreira, Waldeli enfrentou muitos desafios, desde a escassez de recursos até a necessidade de implementar reformas em áreas críticas como saúde, educação e infraestrutura. Sua visão empreendedora e compromisso com a eficiência administrativa foram fundamentais para superar esses obstáculos.

Entre as realizações de Waldeli estão a conquista da autonomia financeira para Costa Rica, o controle rigoroso de gastos e o investimento em turismo e esportes. Ele também destacou a valorização dos servidores públicos e a criação de conselhos municipais participativos como fatores-chave para o sucesso de sua gestão. Em suas próprias palavras, Waldeli compartilha a inspiração por trás do livro e os desafios enfrentados durante sua escrita.

"Eu comecei a contar a minha história para muitos prefeitos que me visitavam, nos três estados onde fiz palestras, e todos diziam que essa história tinha de ser eternizada. Inicialmente, eu tinha muitos depoimentos feitos ao Rodrigo Mendes para um outro livro, sobre a minha história pessoal. Mas Rodrigo sugeriu que escrevêssemos um livro sobre gestão. Ele disse: 'A tua história de gestão não pode ficar escondida, ela tem de ser eternizada'. Não é à toa que em 2018 e 2020, Costa Rica foi considerada pelo Banco Central a cidade com a melhor gestão fiscal do país. A Fiocruz também reconheceu nosso SUS como um dos melhores em atenção básica. Esse é um testemunho que precisa ser compartilhado", explica Waldeli.

E quando o assunto é conceito de “lucro”, na administração pública, o autor destaca as falas de sua palestra que o governo tem que dar lucro. “Mas como o governo pode dar lucro? Se você oferece serviços públicos de qualidade, como uma UTI bem equipada, o dinheiro que vem é suficiente para mantê-la, desde que não haja corrupção. Quem ganha é o cidadão. Se você constrói uma quadra de esportes de qualidade e o cidadão a utiliza, ele evita problemas de saúde. Tem que dar lucro em termos de benefícios para a comunidade. Minha visão empreendedora é acolher as pessoas que precisam, mas também deixar um legado duradouro que melhore a vida delas para sempre, como o PSF, o Centro de Educação Infantil, as escolas e os prédios públicos que construímos. Essas obras permanecem e continuam a beneficiar a sociedade", destaca.

Produzir uma obra não é tarefa fácil. Segundo Waldeli, escrever o livro foi desafiador. “Eu escrevo muito mal e tenho dificuldade com a língua portuguesa. Encontrei um parceiro que aceitou assistir a muitos vídeos e transformá-los em uma leitura que refletisse o que eu queria dizer sem perder minha essência. Fiz muitas gravações para contar a história de cada capítulo. O que mais me deixou feliz no livro não foi um desafio, mas um reconhecimento. Quando o Tribunal de Contas da União se interessou pela história, eu soube que era importante compartilhá-la", relata o ex-prefeito.

O evento de lançamento atraiu figuras importantes da política local e estadual, além de membros da comunidade que estavam interessados em aprender mais sobre as práticas que transformaram Costa Rica. O prefácio do livro, escrito pelo ministro Antônio Augusto Junho Anastasia, destaca a importância da obra para todos que buscam entender como uma boa gestão pode impactar positivamente uma comunidade.

"O livro tem um prefácio do ministro do Tribunal de Contas da União e foi uma surpresa quando o levamos para a Editora Viseu. Pedimos para fazer mil cópias, mas a editora decidiu investir na obra e agora ela é lançada em 28 países e está disponível em todas as plataformas digitais. A maior surpresa foi quando a editora disse: 'Eu quero este livro'. Hoje, eu sou apenas um participante dos lucros do livro. Metade dos lucros das vendas nacionais vai para mim, e eu pretendo doar esses 50% para entidades de Costa Rica, porque o livro não pertence a mim, mas à sociedade de Costa Rica. Foi através do voto que eu consegui realizar essa história, então eu digo que o livro é da sociedade", enfatiza Waldeli.

Imagem 5
Deputado Estadual Júnior Mochí (MDB) , com o escritor Waldeli Dos Santos Rosa

O deputado estadual Junior Mochi(MDB) também marcou presença na cerimônia e elogiou a obra de Waldeli. "Waldeli traz para o livro toda a sua experiência de capacidade de gestão pública ao longo dos 16 anos à frente da prefeitura de Costa Rica. Isso faz com que outros que aspiram a ser gestores públicos no Brasil possam usar este livro como referência de ações necessárias para alcançar uma gestão eficiente e de resultados. Uma gestão que realmente faça com que a população seja a grande beneficiária dessas ações. Eu parabenizo Waldeli pela iniciativa de compilar em um livro todos os principais pontos de seus 16 anos de gestão", evidencia o deputado.

No evento de lançamento do livro, Waldeli compartilhou sua visão inspiradora para o futuro e mencionou seus planos para um próximo livro. "Eu quero contar a minha história, o menino que saiu, que vendeu picolé e chegou onde chegou. Quero contar minha história no livro para inspirar jovens que todo sonho é possível quando se tem disciplina, determinação e planejamento. Vim do nada, mas construí com determinação tudo o que fiz. O dinheiro é consequência do amor que coloco em minhas ações. O próximo livro será sobre minha jornada, para mostrar que tudo é possível."

Ele também deixou uma mensagem para a comunidade de Costa Rica. "Tudo que foi feito em Costa Rica pode ser aplicado em qualquer parte do Brasil, e tudo que foi feito lá poderá voltar a ser aplicado se houver vontade popular. Que a esperança nunca morra", lembrou.

"Os Segredos da Gestão Pública Eficiente" não é apenas um relato de sucesso, mas um guia prático para aqueles que desejam aplicar os mesmos princípios em suas próprias cidades. Com uma abordagem acessível e fundamentada, a obra convida os leitores a refletirem sobre como é possível replicar esse modelo de eficiência em outras partes do país.

Imagem 8
Advogado Márcio Rodrigues e Waldeli dos Santos Rosa

Presente no evento, o advogado Dr. Marcio Rodrigues destacou a importância do livro tanto para a cidade de Costa Rica quanto para o país. “Eu sempre acho que um livro é como uma árvore; a sombra dele e o uso nunca são para aquele que plantou, para aquele que escreveu. O livro é uma árvore que vai ter seu uso futuro. Quem escreve um livro não sabe quem vai necessitar dele, quem vai fazer uso daquela sabedoria inscrita naquelas páginas. Para nós, enquanto cidade, com o tamanho que temos, ter uma obra dessa envergadura, que já alcança um respeito nacional, é um privilégio e uma grande honra. Podemos conhecer esse grande gestor e, em nossas conversas diárias, absorver essa experiência em primeira mão", destaca do advogado que ainda acredita “que todo livro tem um impacto, mesmo que as pessoas nem sempre valorizem o que está escrito.

 Este livro, em particular, já nasce com essa condição de ser um guia prático de como gerir a coisa pública, mais do que uma simples tese teórica. Tenho a mais absoluta convicção de que o livro lançado hoje pelo Waldeli vai se tornar uma referência em universidades e cursos técnicos de gestão pública em todo o Brasil".


Fonte: Jornal Ms Todo Dia

Fotos: Jornal Ms Todo Dia

Os Segredos da Gestão Pública Eficiente, ex-prefeito de Costa Rica lança livro com prefácio de ministro do TCU

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Você também pode gostar de ler

X