Pantanal tem 8 focos ativos mesmo após semana de frio e chuva em MS

Os bombeiros concentraram esforços na margem direita da BR-262, no sentido Miranda-Corumbá, onde identificaram dois pontos de possível reinício das chamas

Imagem de compartilhamento para o artigo Pantanal tem 8 focos ativos mesmo após semana de frio e chuva em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Com oito focos ativos de incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros segue atuando no rescaldo e monitoramento em diversas regiões, incluindo Miranda – próximo à área da Salobra até a BR-262 –, Serra do Amolar, Paiaguás, Passo do Lontra – na Estrada Parque –, Forte Coimbra, e Posto da Manga, além de dois pontos na divisa com o Mato Grosso.

“Os focos reacenderam, por isso o combate continua. Ontem, em Miranda, as equipes realizaram rescaldo. Estava garoando, mas ainda havia troncos em brasa”, relatou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros concentraram esforços na margem direita da BR-262, no sentido Miranda-Corumbá, onde identificaram dois pontos de possível reinício das chamas, um deles a 100 metros da ponte, do lado direito, descendo o rio.

Uma árvore próxima a uma área não queimada precisou ser cortada em pedaços e seus troncos foram lançados no rio, pois havia grande quantidade de matéria seca próxima ao ponto de calor. Na área onde o fogo havia cruzado o rio, foram encontrados diversos pontos potenciais de reativação do incêndio.

Apesar das chuvas que atingiram o Pantanal nos últimos quatro dias, elevando a temperatura média para 22°C, com rajadas de vento de até 25 km/h e umidade relativa do ar entre 30% e 70%, os focos de calor ainda não foram completamente extintos. As condições climáticas ajudaram no controle das chamas, mas o trabalho de rescaldo continua, focando na eliminação de brasas que possam provocar novos incêndios.

Com a queda da temperatura e o aumento da umidade trazidas pelas chuvas, as equipes de bombeiros intensificaram as ações de combate conforme um novo planejamento estratégico, visando proteger a fauna, a flora, e as vidas e propriedades das comunidades locais.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

X