A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) deu mais um importante passo para a modernização da segurança pública com a ampliação do sistema de monitoramento eletrônico de Mato Grosso do Sul.
Um novo contrato, publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (9), marca um avanço significativo com um investimento total de R$ 19.307.040,00.
A tecnologia visa aprimorar o controle sobre indivíduos em cumprimento de penas alternativas e proporcionar maior segurança para as vítimas de violência doméstica. A inovação permite que a Polícia Penal monitore os usuários das tornozeleiras eletrônicas em tempo real, com alertas automáticos em caso de violação das condições estabelecidas. Se um monitorado se afastar de áreas restritas ou tentar remover o dispositivo, o sistema gera alertas imediatos para as autoridades competentes.
Além disso, o sistema inclui o botão do pânico destinado a vítimas de violência doméstica. Ao acionar o dispositivo, a vítima emite um alerta que ativa uma resposta rápida das autoridades, potencialmente evitando situações de perigo iminente.
Com uma vigência de 12 meses, o novo contrato permitirá o monitoramento eletrônico de até 5.651 pessoas, representando um incremento de 60% na capacidade do serviço ofertado. Esta expansão inclui a aquisição de 2.117 dispositivos de rastreamento, dos quais 146 serão usados especificamente para monitorar agressores que estão sujeitos às medidas da Lei Maria da Penha, não impedindo que outros também sejam aplicados para este serviço.
A ampliação conta com financiamento federal e contrapartida estadual; parte do recurso integra um projeto apresentado pela Agepen ao Ministério das Mulheres para a aquisição dos 146 equipamentos. Esta colaboração busca melhorar a eficácia das medidas de segurança e oferecer um suporte mais robusto às vítimas de violência.
Desde sua implantação em 2016, o monitoramento eletrônico tem desempenhado um papel crucial na reintegração de apenados e na redução da superlotação nas unidades prisionais. A tecnologia de ponta garante que as movimentações dos monitorados sejam registradas e que qualquer violação das normas seja detectada de forma imediata, com resposta rápida das autoridades.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
Câmara de Paraíso das Águas vota redução de tarifa de fossa séptica e orçamento municipal nesta segunda
Ordem do Dia pauta o reconhecimento de utilidade pública da comunidade terapêutica COTENEC e crédito suplementar para servidores
Publicado em 02/10/2026 às 15:20 - Atualizado em 02/10/2026 às 17:37 - Por Grazi Almeida
Rose Modesto defende trajetória política e capacidade de articulação em Brasília
Candidata à Câmara dos Deputados citou passagens pela Sudeco, Vice-Governo e Congresso Nacional ao destacar preparo para representar Mato Grosso do Sul
Publicado em 30/09/2026 às 19:39 - Atualizado em 30/09/2026 às 19:40 - Por Grazi Almeida
Gerson Claro defende política pé no chão e foco em soluções reais para a população de MS
Presidente da Alems defendeu presença nos municípios e que os debates tem que ter foco em problemas reais da população
Publicado em 29/09/2026 às 17:30 - Atualizado em 29/09/2026 às 17:31 - Por Grazi Almeida
Riedel destaca qualificação, infraestrutura e serviços públicos como desafios para MS
Governador destaca mercado de trabalho, infraestrutura e investimentos e apresenta prioridades para eventual novo mandato
Publicado em 28/09/2026 às 16:28 - Atualizado em 28/09/2026 às 16:29 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi destina R$ 420 mil à saúde de Costa Rica e apresenta ações do mandato
Emendas entre 2023 e 2026 reforçam o custeio municipal; atuação também inclui propostas para UEMS, estrutura hospitalar, rodovias e segurança pública
Publicado em 28/09/2026 às 07:18 - Atualizado em 28/09/2026 às 07:30 - Por Gabi Ferreira
Rose Modesto defende aposentadoria especial para agentes de saúde
Ex-deputada federal cita atuação pela valorização da enfermagem e dos agentes comunitários e afirma que pretende avançar a pauta no Congresso
Publicado em 25/09/2026 às 17:34 - Atualizado em 25/09/2026 às 17:37 - Por Gabi Ferreira