A Polícia Militar Ambiental de Costa Rica multou em R$ 16 mil um pecuarista de 35 anos, após constatar a queima ilegal de 16 hectares de vegetação nativa em regeneração em uma propriedade rural no município de Alcinópolis.
A ação foi flagrada após uma denúncia anônima, levando os policiais a inspecionarem a área e verificarem a irregularidade ambiental.
O pecuarista havia utilizado fogo para preparar o solo de uma área agrossilvipastoril com a intenção de transformá-la em pastagem, atividade que, por lei, exige autorização dos órgãos ambientais competentes. Além disso, a queima ocorreu durante um período em que o uso de fogo é proibido, agravando a infração.
A Polícia Ambiental esclareceu que a utilização de fogo sem autorização em áreas de vegetação nativa representa um crime ambiental, conforme a legislação vigente.
Diante da gravidade do ato, a área foi imediatamente embargada, impedindo qualquer uso até que o proprietário regularize a situação junto aos órgãos ambientais e repare os danos causados. O pecuarista ainda deverá responder a três processos distintos — criminal, civil e administrativo. No processo criminal, a pena pode variar entre 1 e 4 anos de reclusão.
A Polícia Ambiental destacou a importância de seguir os trâmites legais para qualquer atividade de manejo de solo, especialmente quando envolve o uso de fogo, uma prática controlada e restrita devido ao alto risco de danos ambientais, como a destruição de áreas nativas e a propagação de incêndios descontrolados.
A corporação reforça que continuará vigilante e atuando rigorosamente contra crimes ambientais na região.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Piracema no Rio Sucuriú começa em novembro em Costa Rica
Período de defeso na calha do rio Sucuriú inicia-se no dia 5 de novembro, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro
Publicado em 25/10/2024 às 14:55 - Atualizado em 25/10/2024 às 15:06 - Por Felipe Dias
Bombeiros lutam há 5 dias contra incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica
Desde o início do ano até esta quarta-feira (4), os incêndios florestais já destruíram 18 mil hectares no município
Publicado em 04/09/2024 às 10:21 - Atualizado em 04/09/2024 às 10:33 - Por Renan Carrijo
Incêndios devastam Paranaíba e brigadistas ficaram feridos no combate ao fogo
Com quase 5 meses sem chuva, incêndios tomam conta de várias regiões rurais e ameaçam áreas urbanas do município. Bombeiros, empresários e voluntários lutam para conter as chamas que se espalham rapidamente
Publicado em 24/08/2024 às 09:01 - Atualizado em 24/08/2024 às 09:04 - Por Felipe Dias