Jocelito Krug, candidato a prefeito de Chapadão do Sul pela coligação “Unidos por Chapadão”, ao lado do vice Dr. Jefferson, reafirmou seu compromisso com a valorização dos professores e a melhoria da educação no município.
Em um encontro com educadores, Jocelito garantiu que, se eleito, implementará a equiparação salarial para os professores a partir de 1º de janeiro de 2025, com um aumento inicial de 1,9% para começar a corrigir as perdas acumuladas pela categoria ao longo dos anos.
"Queremos igualar ao piso nacional, garantir o adicional de tempo de serviço e discutir as perdas ocorridas após a mudança do piso com o novo estatuto. Nossa meta é alcançar o piso salarial de R$ 4.580,57 para 40 horas e R$ 4.351,43 para 20 horas de nível superior", afirmou o candidato.
Durante seu último mandato como prefeito, Jocelito destacou-se ao criar mais escolas no município, posicionando Chapadão do Sul com o terceiro melhor piso salarial para professores em Mato Grosso do Sul.
Além disso, em reunião, Jocelito se comprometeu a melhorar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que, segundo ele, resultará em maior repasse de recursos para a educação local.
Os candidatos reuniram-se com os professores por meio da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) e do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED). Dr. Jefferson relembrou quando atuou como educador e afirmou que direitos adquiridos devem ser cumpridos.
"Os educadores clamam por seus direitos adquiridos e quando se trata disso, não há o que discutir, há de se cumprir", disse.
Propostas para a educação
No seu plano de governo, Jocelito propõe uma série de medidas para fortalecer a educação em Chapadão do Sul. Entre as principais ações estão a construção e ampliação de creches com período integral e a democratização dos espaços escolares, incentivando a participação ativa da comunidade.
Outras propostas incluem melhorias no programa de escolas de período integral, expansão do transporte escolar nos bairros, melhoria da frota de ônibus escolares e a criação de escolas cívico-militares. Ele também sugere estabelecer parcerias com instituições de ensino superior e empresas para promover a educação profissionalizante.
O candidato também pretende investir na qualidade da merenda escolar, valorizar e oferecer formação continuada para os professores, além de garantir a inclusão social de portadores de deficiência por meio de ações socioeducativas.
Jocelito enfatizou a importância de fortalecer a Associação de Pais e Mestres (APMS) nas escolas municipais, ampliando a participação da comunidade nas decisões escolares, e reforçar programas como o PROERD e a Patrulha Mirim, iniciativas voltadas à educação e à segurança dos jovens do município.
Fonte: MS Todo Dia