Vídeo: Porta de ambulância abre e acaba amarrada em maca de paciente durante transporte em Coxim

Veículo apresentou problemas graves durante trajeto; prefeitura abre sindicância e promete punir responsáveis

Imagem de compartilhamento para o artigo Vídeo: Porta de ambulância abre e acaba amarrada em maca de paciente durante transporte em Coxim da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Uma moradora de Coxim, que preferiu não se identificar, fez uma denúncia grave sobre a falta de segurança e as condições precárias no transporte de pacientes do município para Campo Grande. Segundo o relato, a ambulância que fazia o trajeto de mais de 250 quilômetros apresentava sérios problemas, colocando a vida dos passageiros em risco. 

Durante a viagem, o motorista precisou parar três vezes para tentar fechar a porta traseira do veículo, que estava danificada. A mulher, que estava acompanhando seu filho especial após um atendimento médico, registrou o ocorrido em vídeo e expôs a situação desesperadora.

Ela conta que, além do problema com a porta que não fechava, o ar-condicionado da ambulância estava com defeito. "O ar-condicionado que era para gelar aqui onde estamos, se ligar ele a fumaça do escapamento sai por ele. Eu tive que desligar porque estávamos ficando sufocados", relatou a moradora. 

A situação se agravou quando a porta traseira da ambulância, que estava a aproximadamente 100 km/h, abriu repetidamente, expondo seu filho ao perigo de cair no asfalto. "A porta da ambulância abriu com a borracha caída. É isso que passamos quando precisamos ir para Campo Grande. Pelo amor de Deus, isso não pode acontecer", desabafou. 

Ainda em vídeo, ela mostra o método improvisado que o motorista utilizou para tentar manter a porta fechada. O cinto de segurança da maca foi amarrado à porta, em uma tentativa de evitar que ela se abrisse novamente.

"Ele [motorista] pegou o cinto de segurança da maca e amarrou a porta, porque já era a terceira vez que ela estava abrindo. Se a porta abrir, ela leva a maca junto para o asfalto", explicou.

Sindicância aberta

Após a repercussão do caso nas redes sociais e nos meios de comunicação, a Prefeitura de Coxim anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o ocorrido. Segundo um interlocutor do Poder Executivo, a ambulância não deveria ter deixado o município nas condições em que se encontrava.

"Já mandamos instaurar, hoje de ofício, uma sindicância para saber o que aconteceu e o que realmente está acontecendo. Conversamos com a secretaria de saúde e com o responsável pelas ambulâncias, que disse que, quando a ambulância saiu do município, ela não estava naquelas condições", informou a prefeitura.

Em resposta imediata, um outro veículo foi enviado para interceptar a ambulância e buscar a moradora e seu filho, garantindo que chegassem com segurança ao destino. A prefeitura de Coxim reiterou que, caso seja comprovado que alguém designou a ambulância com defeito para o transporte do paciente, todas as medidas cabíveis serão tomadas.

"O responsável será punido", garantiu a administração municipal, destacando a gravidade do caso e a necessidade de zelar pela segurança dos pacientes.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler