Incêndios deste ano já devastaram 15% do Pantanal, alerta monitoramento

Novo período crítico de fogo se aproxima enquanto o STF cobra ações urgentes do Governo Federal no combate às queimadas no Pantanal e na Amazônia

Imagem de compartilhamento para o artigo Incêndios deste ano já devastaram 15% do Pantanal, alerta monitoramento da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Desde o início do ano, os incêndios no Pantanal já destruíram 2,3 milhões de hectares, o equivalente a 15,61% do bioma, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

Com a chegada de uma nova frente fria, o Sistema de Alarmes do Lasa-UFRJ emitiu um alerta de perigo extremo de fogo para a Bacia do Paraguai, agravando as condições para o combate às chamas até o próximo sábado (31).

Em terras indígenas, os incêndios consumiram mais de 371 mil hectares, sendo a Terra Indígena Kadiwéu a mais afetada, com 66,4% de seu território devastado.

O último boletim do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informa que 959 profissionais, apoiados por 18 aeronaves, estão em ação para combater as queimadas, com 569 animais silvestres resgatados até o momento.

Na última terça-feira (27), o STF (Supremo Tribunal Federal) deu um prazo de 15 dias para que o governo federal aumente os recursos humanos e materiais destinados ao combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia.

A situação será reavaliada em uma audiência de conciliação no dia 10 de setembro, envolvendo três Ações de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) que tratam do tema.

No mesmo dia, o Governo Federal publicou uma portaria autorizando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas temporárias em 18 estados e no Distrito Federal, com equipes de 13 a 25 profissionais, e a mobilização de equipes de pronto emprego em menos de 24 horas.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler