Inaugurado Busto em Homenagem a Adevina Crisóstomo da Silva em Alcinópolis

por: MS Todo Dia - 21/11/2021 10:21

Inaugurado Busto em Homenagem a Adevina Crisóstomo da Silva em Alcinópolis

Na tarde de quinta-feira (18) foi inaugurado o Busto em homenagem a Adevina Crisóstomo da Silva, na Área de Lazer, Jardim Bom Sucesso. Adevina veio para cá quando ainda era criança e só existiam fazendas na região. As cidades mais próximas eram Coxim a 120 quilômetros e Mineiros. Naquela época o transporte era carro de boi e as viagens duravam dias.

Adevina constituiu família, casou-se com Flávio Crisóstomo com quem teve 04 filhos: Fátima Crisóstomo (in memorian), Dalmy Crisóstomo, Deuseli Crisóstomo e Dalma Crisóstomo.

Uma mulher de personalidade forte, de um coração generoso e uma fé inabalável, estava sempre disposta a ajudar quem precisava. Era conhecida por todos como Dona Divina.

Acompanhou e contribuiu com o desenvolvimento de Alcinópolis, sendo ela e seu esposo que acolheram a equipe de engenheiros que vieram para fazer a medição do loteamento que viria a se transformar na cidade de Alcinópolis/MS. Seguiu de perto e ativamente de todo o processo de criação do município, merecendo ser homenageada, tendo sua história de vida contada a todos.

Leila Barbosa fez um lindo depoimento, muito emocionada disse que Dona Divina foi sua mãe. Quando veio para Alcinópolis, foi acolhida e muito amada por Divina e toda sua família e se diz lembrar com muito amor das missas e procissões que participou ao lado dela. Emocionada, encerrou pedindo sua benção.

Isabel de Souza, presidente da Câmara, lembrou-se das novenas que faziam e bastante emocionada, afirmou que aprendeu a rezar o terço com Dona Divina e finalizou dizendo que a homenagem é merecida, pois Divina era uma mulher de um coração enorme e ajudou muitas pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do nosso município.
O Vice-prefeito Valter Roniz, disse que foi um privilegiado, pois conheceu Divina ainda na infância, onde eram vizinhos, e ressaltou que a mesma estava sempre ajudando o próximo, dona de um coração caridoso.

Dalma Crisóstomo, filha de Dona Adevina, que no ato representava a família, começou dizendo que falar de sua mãe é muito fácil, pois ela foi uma pessoa intensa, que amou e ajudou o próximo. Divina acolheu muitas famílias que passavam por dificuldades, rezou muitos terços e até mesmo construiu caixões, para que pessoas fossem enterradas com dignidade. Nunca mediu esforços para ajudar quem dela precisasse. Relembrou emocionada que no dia de Finados, sua mãe passava o dia todo fora, indo de uma fazenda para outra rezar o terço. Divina gostava de ter a casa cheia, de comemorar a vida, de celebrar junto com os seus. Encerrou sua fala agradecendo a todos os presentes e que é um orgulho ser filha de Adevina Crisóstomo da Silva, uma mulher que ensinou a amar as pessoas e acima de tudo a Deus.

Dalmy Crisóstomo, disse que esse era o discurso mais doloroso e difícil de fazer, pois se tratava de sua mãe. Ressaltou que Adevina contribuiu com o desenvolvimento do município, ao lado de seu esposo, Flávio Crisóstomo. Continuou dizendo que Dona Divina sempre ajudou o próximo, sem pedir nada em troca. Era caridosa, uma mulher determinada, de uma religiosidade admirável. Finalizou dizendo que é uma honra poder ter a história de sua mãe eternizada e agradeceu a todos presentes, em especial seu pai, suas irmãs, sobrinha, filho e Maide, tia de sua saudosa mãe.

O evento foi marcado por uma grande emoção e contou com a presença das autoridades, como o Secretário de Obras, Fernando Nicoletti, Secretária de Educação, Carina Marques, Secretária de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, Secretário de Assistência Social, Aloísio Martins, o 3º Sargento comandante do 2º GPM/Alcinópolis, Luiz César Ferreira de Melo, o Coronel do CPA/2, Gil Alexandre, os vereadores Ademir Muller, Evaldo Furtado, Helder Carneiro, Onilza Martins, Paula do Edivaldinho, Rosangela Garcia e o artista plástico, responsável pela confecção do busto, João Orcidney Xavier.
 

Fonte: Assessoria

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS